Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJanzen, Henrique Evaldo, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFerreira, Fabiane Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T18:12:05Z
dc.date.available2023-01-31T18:12:05Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/19860
dc.descriptionOrientador: Henrique Evaldo Janzenpt_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/12/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho visa identificar se o discurso que tende a (super)valorizar uma experiência de imersão em relação à formação em Letras realmente existe e se tem consistência. O trabalho também apresenta alguns enunciados que contribuíram para a construção desse discurso predominante, entre os quais: razões sociais, políticas, econômicas e tecnológicas, que 'impõem' a necessidade saber falar inglês; um discurso publicitário que enfatiza a necessidade de saber falar essa língua; as leis educacionais brasileiras, que com a redução da carga horária e outros fatores, influenciaram o crescimento da oferta de cursos de inglês. Além disso, o trabalho visa identificar nos enunciados dos sujeitos diretamente envolvidos no ensino de língua estrangeira - alunos, coordenadores e professores de cursos de inglês - como esse discurso tem se refletido. Para isso, foram utilizados questionários que apontaram qual a importância da experiência no exterior e da formação no curso de Letras, tanto em relação ao mercado de trabalho e quanto em relação à prática em sala de aula. Além disso, os questionários também identificaram os meios utilizados pelas escolas e pelos professores para atualização de seus conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper aims to identify whether the speech that tends to (super)highlight an experience of immersion in relation to a diploma in "Letras" (graduation in language teaching) really exists. The work also presents some statements which contribute to the construction of the predominant discourse, including: reasons related to social political, economic and technological aspects, that 'impose' need to learn English; an advertising speech that emphasizes the need to speak this language, the Brazilian educational laws that reduces the hours of Foreign Language classes and other factors that influenced the growth of the English courses. Moreover, the work seeks to identify the speeches that are directly involved in teaching foreign language - students, teachers and coordinators of English courses - and how this speech has been reflected. For this, questionnaires were used, which pointed out the importance of experience abroad and the graduation in language teaching in the labor market and in the practice in the classroom. In addition, this paper wants to investigate the ways used by English schools and teachers in order to update their knowledge.pt_BR
dc.format.extent92 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Professorespt_BR
dc.subjectProfessores de ingles - Treinamento profissionalpt_BR
dc.subjectProfessores de línguas - Formaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples