Teoria cinética veicular à la Enskog
Resumo
Resumo: É desenvolvido neste trabalho um modelo contínuo de segunda ordem para o fluxo veicular tendo como ponto de partida uma equação cinética para dois casos distintos, a saber: (i) aproximação de veículos pontuais e (ii) veículos extensos. Da equação cinética são derivadas equações de balanço para ambos os casos e via o método dos momentos de Grad e um método iterativo são computadas as respectivas relações de fechamento. Por fim faz-se a análise linear de estabilidade das soluções para os campos de tráfego densidade e velocidade veicular média, sendo ainda analisadas as velocidades características com que pequenas perturbações se propagam no fluxo veicular. Abstract: A second-order continuum model for traffic flow is developed in this work starting with a kinetic equation for two different cases, namely: (i) dimensionless vehicles and (ii) extensive vehicles. From the kinetic equation are derived balance equations for both cases and through Grads moment method and an iteration procedure the respective closure relations are evaluated. Finally the linear stability analysis for the solutions of vehicular fields density and average velocity as well as the analysis of the characteristic speeds propagation of small disturbances in traffic flow is made.
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