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dc.contributor.advisorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorD'Agostin, Alinept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T18:00:36Z
dc.date.available2022-09-01T18:00:36Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/18256
dc.descriptionOrientador: Nilson Marcos Dias Garciapt_BR
dc.descriptionInclui apendicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/12/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Os documentos oficiais propõem a renovação curricular e inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, cuja importância para o ensino os inúmeros trabalhos sobre a temática não deixam dúvida. Apesar disso, não tem sido freqüente a inclusão desses temas e conteúdos nas atividades do Ensino Médio, conforme apontam as mesmas pesquisas. Tendo em vista tal fato, investigou-se se e como os professores de Física de rede pública de ensino do estado do Paraná respondem às solicitações dos documentos oficiais de inserir esses conteúdos no Ensino Médio. Considerando que recai sobre os professores a responsabilidade de selecionar os conteúdos aceitos pela cultura escolar e desempenhar o papel de um dos atores mais importantes do processo ensino-aprendizagem ao desenvolver esses conteúdos em sala de aula, esta pesquisa deu-lhes voz, buscando entender sobre as reais condições que eles enfrentam para tentar atender e cumprir o proposto nos documentos oficiais. Tomando como referência os conceitos de cultura escolar de Forquin e Alice Lopes, de transposição didática de Chevallard e os documentos norteadores oficiais, a pesquisa de campo foi construída a partir de uma sondagem inicial entre os professores de Física das escolas estaduais de Curitiba. Atendendo critérios previamente estabelecidos, foi possível selecionar os potenciais participantes na pesquisa, dentre os quais três se dispuseram a colaborar em um processo que demandou a elaboração de um plano de trabalho docente, a resposta a um questionário e a concessão de uma entrevista. Os resultados mostraram, dentre outros aspectos, que os professores se sentem inseguros para ensinar sobre Física Moderna e Contemporânea por não terem conhecimento suficiente sobre a temática, apontando para sua formação inadequada tanto nos cursos de Licenciatura quanto nas oportunidades de formação continuada, contrastando com o indicado nos trabalhos de pesquisa que mostram que os alunos têm maturidade para aprender sobre essa temática e indicam que para que a mudança de fato ocorra em sala de aula é preciso dar condições e subsídios para que os professores tenham conhecimento sobre os assuntos, sintam-se confiantes para ensinar e possam assim contribuir para a renovação curricular de Física solicitada nos documentos oficiais.pt_BR
dc.format.extentvi, 104 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFísica - Curriculopt_BR
dc.subjectEnsino médio - Curriculospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFísica moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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