dc.contributor.advisor | Ribeiro, Eduardo Parente, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.creator | Mertens Junior, Arlindo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T19:40:14Z | |
dc.date.available | 2024-04-19T19:40:14Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/17818 | |
dc.description | Orientador: Eduardo Parente Ribeiro | pt_BR |
dc.description | Inclui apendice | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Defesa: Curitiba, 26/09/2008 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A garantia da qualidade e a eficiência em motores elétricos são essenciais num mundo onde cada vez mais tenta-se evitar o desperdício de recursos. Motores elétricos do tipo gaiola de esquilo são equipamentos baratos e muito difundidos em ambientes industriais, comerciais e residenciais. Estes motores podem apresentar alguns defeitos ainda no processo de fabricação, mas que pode se manifestar somente algum tempo depois de seu uso. Métodos de procura de defeitos não-invasivos são cada vez mais pesquisados, pois permitem uma análise rápida sem alteração significativa do produto. Este trabalho propõe a utilização de aquisição de dados de vibrações mecânicas e de corrente elétrica como base para a análise de defeitos de barras quebradas em sistemas fechados como motores lacrados e compressores de refrigeração. Este método combina o melhor dos dois métodos, ou seja, a sensibilidade da corrente elétrica com os dados de rotação e escorregamento provenientes dos dados de vibração mecânica. Neste trabalho foram utilizadas várias amostras com diferentes posições de barras quebradas, diversificando o universo estudado. A posição das barras quebradas pode influenciar na sua detecção, sendo no caso de 90º o mais crítico. Um estudo adicional foi feito usando redes neurais como um método para detecção das barras quebradas de difícil detecção. Os resultados deste trabalho mostram que o método desenvolvido é eficaz na maioria dos casos de barras quebradas em motores elétricos onde existe dificuldade de acesso ao eixo do motor | pt_BR |
dc.format.extent | viii, 69f. : il., algumas color., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Motores elétricos - Defeitos | pt_BR |
dc.subject | Motores eletricos de indução | pt_BR |
dc.subject | Engenharia eletrica | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem sobre detecção de barras quebradas em motores de indução | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |