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dc.contributor.advisorYamamoto, Carlos Itsuo, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - PIPEpt_BR
dc.creatorSouza, Tatiana Bittencourt dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-10T18:57:14Z
dc.date.available2024-12-10T18:57:14Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/17492
dc.descriptionOrientador: Carlos Itsuo Yamamotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia - PIPE. Defesa: Curitiba, 10/04/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Engenharia de processos térmicos e químicospt_BR
dc.description.abstractResumo: Apresenta-se o desenvolvimento de modelos para a determinação do Índice de Cetano Calculado (ICC), com o propósito de torná-lo aplicável para o óleo diesel comercializado no Brasil, utilizando técnicas consagradas de otimização. Como o óleo diesel é o principal combustível do território brasileiro e a determinação do número de cetano ainda não é um ensaio muito comum no Brasil, o cálculo do ICC é importante para a avaliação da qualidade do diesel. A norma ASTM D 4737 não leva em conta a presença de aditivo melhorador de cetano e de biodiesel, o que gera a necessidade de reformulação do cálculo do ICC. Foram selecionadas cerca de 300 amostras representativas de diesel comercializado no Paraná, que tiveram suas propriedades físico-químicas determinadas conforme metodologia adotada pela ANP. O Número de Cetano Derivado foi obtido no IQT e foram propostos diversos modelos, todos eles com melhor capacidade preditiva que a equação da norma ASTM D 4737. Além disso, foi mostrado que o biodiesel pode atuar como melhorador de cetano dependendo de sua origem. A metodologia utilizada pode ser expandida para gerar uma equação representativa para o diesel comercializado em todo o território brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents the development of models for Calculated Cetane Index(CCI) determination for the purpose of tailor it to the diesel oil sold in Brazil, usingoptimization techniques.As the diesel is the main fuel on the Brazilian territory, their quality is of greatimportance. The CCI calculation is an easy way to evaluate the diesel quality. Thestandard ASTM D 4737 does not take into account the presence of cetane boosteradditive and biodiesel, which creates the need to recast the equation of the CCIdetermination.About 300 representative diesel samples were selected in Paraná State, duringthe 2006 to 2007 period, which had their physico-chemical properties determinedusing the methodology adopted by the ANP – the Brazilian National Petroleum,Natural Gas and Biofuel Agency. The Derived Cetane Number was obtained in theIQT apparatus and several models were proposed, all with better predictive capabilitythan the equation of the standard ASTM D 4737. It is pointed out that biodiesel canact as cetane booster additive depending upon its origin, mostly in concentrationsabove 5%.The methodology can be expanded to generate a representative equation forthe diesel sold in the whole Brazilian territory.pt_BR
dc.format.extentxxii, 120f. : il. color., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCombustíveis dieselpt_BR
dc.subjectHidrocarbonetospt_BR
dc.subjectEngenharia de Materiais e Metalurgiapt_BR
dc.titleRevisão da equação de cálculo de índice de cetano para as características do diesel comercializado no Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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