Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCenteno, Jorge Antonio Silva, 1963-pt_BR
dc.contributor.advisorSluter, Claudia Robbi, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.creatorFosse, Juliana Moulinpt_BR
dc.date.accessioned2024-05-03T18:38:11Z
dc.date.available2024-05-03T18:38:11Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/17175
dc.descriptionInclui apendicept_BR
dc.descriptionOrientadores: Jorge Antonio Silva Centeno e Claudia Robbi Sluterpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Defesa: Curitiba, 27/06/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo da simbologia e orientação geográfica realizado neste trabalho tem como fim as representações cartográficas tridimensionais. Para tal foi usada uma área de estudo localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, a partir da qual foram gerados seis modelos tridimensionais, que foram avaliados por meio de um teste qualitativo de percepção cartográfica. O teste de percepção foi dividido em duas fases: simbologia e orientação geográfica. Para avaliar a simbologia foram criadas três representações cartográficas: a primeira usa uma simbologia semelhante à carta topográfica, a segunda, uma simbologia semelhante aos mapas turísticos, e uma terceira, com uma simbologia mais complexa, que busca imitar o mundo, e para isso usa texturas extraídas de objetos reais e imagem de satélite. Para avaliar a orientação geográfica foram geradas outras três representações cartográficas: a primeira usa letras nas bordas do modelo para indicar os pontos cardeais e colaterais, a segunda representação usa a rosa dos ventos e a terceira representação cartográfica usa uma figura de mapa plano auxiliar da área representada com uma marca itinerante que representa a localização do ponto de vista do usuário no modelo 3D dessa mesma área representada. O teste de percepção foi realizado por 33 entrevistados, estudantes em nível de graduação e pós-graduação da área de Cartografia ou áreas afins. O teste foi baseado em questões cognitivas que buscam entender o processo de percepção da informação de um mapa num ambiente tridimensional e interativo. Os resultados obtidos sugerem que algumas regras de projeto de mapa 2D devem ser mantidas, ao passo que outras devem ser substituídas, em função das diferenças do meio de apresentação do produto cartográfico e da forma que esse é apresentado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study of the symbology and the geographic orientation in this work aims at the three-dimensional cartographic representations. The study area is rural and lies in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Six three-dimensional models were generated for this area in order to perform an evaluation by means of a qualitative cartographic perception test. The perception test was divided into two phases: symbology and geographic orientation. Three models were created to evaluate the symbology: the first one reminds a common topographic map, the second one resembles a tourist maps and the last one uses a more complex symbology that aims to imitate the real world by using satellite images and objects with textures extracted from real object. Another set of three models was created to evaluate the geographic orientation: the first model represents the cardinal points in the edges of the model, the second model uses the wind rose and in the third model the cartographic representation uses a small map with a panoramic view of the region and an moving mark that represents the position of the point of view of the user in the 3D model. The perception test was made by 33 persons, undergraduate and graduate students of Geodesy and Cartography, or similar areas. The test was based on cognitive questions that aimed to understand the perception of the information process of a three-dimensional map within an interactive environment. The final results show that some rules of 2D maps design should be kept when producing a 3d-map, while other rules must be substituted, due to the differences of the presentation media of the cartographic product and of the form in which it is presented.pt_BR
dc.format.extent105f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectImagem tridimensionalpt_BR
dc.subjectMapaspt_BR
dc.subjectPercepção geográficapt_BR
dc.subjectGeodésiapt_BR
dc.titleAvaliação da simbologia e da orientação geográfica para as representações cartográficas tridimensionaispt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples