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dc.contributor.advisorCarnieri, Celso, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Marcos Antonio Masnik, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorRovina, Edsonpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-11T17:33:09Z
dc.date.available2024-12-11T17:33:09Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/16992
dc.descriptionOrientador: Celso Carnieript_BR
dc.descriptionCoorientador: Marcos Masnikpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos de Engenharia. Defesa: Curitiba, 2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: No embarque de granéis em terminais portuários (TP), os conflitos ocorrem quando há a necessidade de embarque simultâneo de um TP em mais de um navio. Através de uma seqüência otimizada pode-se eliminar ou minimizar os conflitos de embarque. O problema é classificado dentro da literatura como NP - difícil, ou seja, problemas onde o número de operações do melhor algoritmo conhecido cresce exponencialmente. É um problema job-shop, por ser caracterizado por programar o embarque de granéis de forma intermitente e diversificada e, na solução apresentada foi considerada a programação para frente e finita. Os algoritmos genéticos (AG) tem sido alvo de pesquisa em diversas áreas e apresentam bons resultados, com tempo computacional aceitável, para a obtenção do sequencimanto. O funcionamento do AG é simples sendo uma meta-heurística, baseada em processo probabilístico e, o ponto chave da sua concepção é a definição da representação, dos operadores e da função objetivo. O AG utilizado é baseado em ordem, e apresentou resultados satisfatórios para o sequenciamento de TPs.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the load of granary in terminal ports (PT) the conflicts happen when there is the necessity of simultaneous load of a terminal port (PT) in more than one ship. Over a determinate optimized schedule, conflicts of shipment can be minimized or eliminated. The problem is classified in literature as NP – hard, when the number of operations of the best known algorithm grows exponentially. It’s a job-stop problem for being characterized for programming the granary load in an intermittently and diversified way and in the presented solution it was considered the forward and finite programming. The genetic algorithms (GAs) have been in focus of researches in different areas and present good results with reasonable computational time for obtaining the schedule loading. The operation of GAs is simple for being a metaheuristics based in probabilistic process and the primal key of its conception is the definition of the operators’ representation and the objective function. The GAs used is based in order and presented satisfactory results for the schedule load of PTs.pt_BR
dc.format.extent111f. : il. algumas color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAlgorítmos genéticospt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectTransporte de mercadoriaspt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleSequenciamento de embarque de granéis sólidos por meio de terminais portuários utilizando algoritmos genéticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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