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dc.contributor.advisorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorLeite, Alvaro Emiliopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T18:38:37Z
dc.date.available2022-09-22T18:38:37Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/16983
dc.descriptionOrientador: Nilson Marcos Dias Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/08/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo : Neste trabalho procuramos entender os sentidos e concepções subjacentes às práticas dos professores quando realizam atividades de leitura em aulas de Física, bem como discutir as possibilidades e dificuldades apontadas por eles para o uso desse recurso. Tomando como referência a concepção de que a leitura é um elemento da cultura escolar que deve ser explorado, ressaltamos a relação íntima entre Educação e Cultura sugerida por Forquin e utilizamos as considerações de Charlot para argumentar que a origem social não é determinante para a formação de bons ou maus leitores, além de interagirmos com diversos textos e pesquisas produzidos sobre a temática pelos pesquisadores do campo de ensino de Física no Brasil. A partir de uma sondagem inicial entre os professores de Física das escolas estaduais de Curitiba, identificamos aqueles que declararam desenvolver atividades de leitura em suas aulas, dentre os quais, a partir de critérios previamente estabelecidos, alguns deles se dispuseram a participar da pesquisa. Os resultados mostraram que a maioria dos professores, ao desenvolver atividades em sala, não toma o cuidado de sondar o universo de conhecimentos prévios que os alunos trazem sobre o texto e, também, não demonstram preocupações com a intencionalidade dos gêneros textuais propostos nas atividades. Ao destacar as dificuldades para desenvolver as atividades de leitura, os professores apontam a falta de habilidade para interpretação de textos dos alunos e as recorrentes cópias de trechos do texto para responder as questões propostas após a leitura. Atribuem essas dificuldades à maneira como as atividades de leitura são trabalhadas ao longo da história escolar dos alunos, à falta de exemplos familiares e a origem social. Apontaram também a necessidade de materiais que tragam auxílio para o desenvolvimento de atividades de leitura em sala e a maior aproximação da Universidade com a escola. Por fim, além de expor nossos pontos de vistas sobre os resultados e análises, destacamos a necessidade de aumentar o número de pesquisas sobre o tema e encontrar caminhos para que elas façam parte efetivamente da formação dos professores.pt_BR
dc.format.extent128 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLeitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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