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dc.contributor.advisorWilhelm, Volmir Eugênio, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorBarbosa, Sebastiao Geraldopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T19:56:02Z
dc.date.available2025-05-08T19:56:02Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/16860
dc.descriptionOrientador: Volmir Eugenio Wilhelmpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 28/09/2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o perfil e avaliar o desempenhodas 37 escolas de ensino fundamental e 28 de ensino médio pertencentes ao NúcleoRegional de Educação de Paranavaí-NRE. Esse objetivo procura-se alcançar aplicandoos métodos de análise de regressão e a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis).O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas: na primeira foi aplicada análise deregressão múltipla e correlação canônica para analisar e avaliar o grau derelacionamento entre as variáveis mais comuns nas escolas. Na segunda etapa foramaplicados vários modelos DEA para determinar os índices de eficiência, na terceira foifeito o ranking das escolas. Na etapa final foi utilizado a análise de regressão Tobit paraavaliar o grau de influência de nove variáveis com o índice de eficiência e analisar oscinco modelos DEA utilizados no trabalho. A partir dos resultados foi possível analisaro grau de influência de vários fatores no desempenho das escolas. Observou-se que asescolas de modo geral, desenvolvem projetos pedagógicos e administrativos com muitaeficácia, levando a grande maioria a funcionar com 100% de eficiência.O grandedesafio deste trabalho foi identificar possíveis falhas relacionadas à gestão e oferecersubsídios aos diretores nas tomadas de decisões e ao poder público no direcionamentode recursos para que as escolas ineficientes funcionem com eficiência. Através dasescolas do NRE de Paranavaí, que representam uma amostra significativa, foi possíveltraçar um diagnóstico do ensino publico, identificando possíveis falhas no sistemaeducacional, que atualmente não atende de maneira eficaz os anseios da população,comprovado pelo alto nível de analfabetos funcionais, insucesso dos jovens no mercadode trabalho e dificuldade de seu ingresso nas universidades. Com os resultados obtidos,confirma-se que alguns fatores, tais como a situação sócio-econômica, escolaridade dafamília, tempo de estudo, podem contribuir pelo baixo desempenho das escolaspúblicas, mas o maior problema talvez, seja de ordem política,a partir do momento quefalta recursos para as escolas no desenvolvimento de seus projetos e na própria situaçãosocial e política atual do país. pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to analyze the profile and evaluate the performance of 37 schools of basic education and 28 of secondary education from Núcleo Regional de Educação de Paranavaí – NRE. That objective seeks reach applying analysis of regression methods DEA methodology (Data Envelopment Analysis). The work was developed in four stages: in the first stage multiple regression analysis and canonic correlation was applied to study and evaluate the relationship degree among the most common variables in schools. In the second stage several DEA models were applied to determine the efficiency indexes and in the third was made the ranking of the schools. In the last stage the Tobit regression analysis was used to evaluate the degree of influence of the nine variables in the efficiency index as well as analyze the five DEA models used in the work. Starting from the results it was possible to analyze the degree of influence of several factors in the performance of the schools. It was observed that the schools ,in general, develop pedagogic and administrative projects with considerable effectiveness what makes the great majority of them to work with 100% efficiency. The great challenge of this work was identify possible flaws in management levels and to offer subsidies to directors in the decision making as well as to the public power in the destination of resources so that the inefficient schools can work efficiently. Through the schools of NRE of Paranavaí, that represents a significant sample, it was possible to trace a diagnosis of public education, identifying possible flaws in the educational system that nowadays does not fulfill in an effective way the longings of the population fact that can be proved by the high number of functional illiterates, by the youth failure in the job market and by the difficulty of their admission in universities. With the results obtained it is confirmed that some factors such as socioeconomic situation, education of the family and time of study can contribute for the low performance of the public schools, but maybe the major problem lies with political order, through lack of resources for the schools to develop their projects as well as the social and political situation of the country.pt_BR
dc.format.extentxii, 215f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacional - Métodos estatísticospt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectRendimento escolar - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleAvaliação das escolas do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí através de Data Envelopment Analysis, análise de regressão e correlaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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