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dc.contributor.advisorMonteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorFilla, Gislaine de Fatimapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Zoologiapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-28T15:58:26Z
dc.date.available2017-08-28T15:58:26Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/16818
dc.descriptionOrientador : Emygdio Leite de Araujo Monteiro Filhopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduaçao em Zoologia. Defesa: Curitiba, 29/02/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionArea de concentraçao: Zoologiapt_BR
dc.description.abstractCom o intuito de detectar possíveis impactos das atividades turísticas sobre os botos-cinza Sotalia guianensis na região do Complexo Estuarino Lagunar de Cananéia, o presente trabalho foi desenvolvido entre julho de 2004 e março de 2007. O primeiro passo deste processo foi conhecer quem é o turista que procura a região e participa da atividade de observação destes animais, assim como levantar o que ele sabe a respeito dos mesmos e de seu habitat, pois muitos dos benefícios e das ameaças para áreas silvestres originam-se dos visitantes; e o entendimento deles é também importante na identificação de causas e de soluções para impactos sociais e ecológicos. Levando-se em conta ainda que um bem só tem valor se as pessoas estiverem dispostas a pagar por ele e que na região estudada o boto-cinza é visto como um grande atrativo turístico e gerador de renda, o montante de dinheiro levantado dentro da atividade turística de observação destes animais foi estimado através do método de custo de viagem. Os benefícios econômicos da atividade foram aqui comprovados e podem auxiliar a promover benefícios nas ações de conservação da espécie. Por outro lado, a presença de embarcações pode causar distúrbios aos animais. Neste monitoramento, os botos demonstraram diferentes reações quando embarcações com diferentes tipos de motor se aproximavam, sendo que as reações consideradas negativas foram mais registradas em encontro com embarcações com motores mais potentes, as quais alcançam maiores velocidades e produzem mais ruídos. As reações dos botos variaram também quanto à velocidade, distância, tempo de permanência e quantidade de embarcações juntos a eles. Ainda, a presença de cercos-fixos, a composição do agrupamento e a atividade que os animais executavam no momento da aproximação da embarcação também influenciaram nas respostas dos mesmos. Uma vez que neste estudo foi possível detectar que se feita de forma correta a aproximação da embarcação, os botos-cinza reagem positivamente ou não demonstram aparente reação, uma proposta de regulamentação do tráfego de embarcações na área de estudo foi elaborada, com base nas leis nacionais vigentes e apresentada aos órgãos competentes. Desta forma, o conjunto de dados aqui levantados propõem ações que visam a otimizar a atividade turística de observação de botos-cinza na região de Cananéia e a conservação destes animais e de seu ambiente natural.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of the present work was to detect possible impacts related to the touristic activities upon the Sotalia guianensis in the Complexo estuarino Lagunar de Cananéia. The research was carried out between July 2004 and March 2007. The first step of the whole process was to get to know who is the tourist that visits the region and participates of the observation of the estuarine dolphin as well as understand what they know about the animals and their natural habitat, since that many benefits and threats to the natural areas are originated by the tourists themselves. Their understanding is also important in the identification of the problems and their solutions for the social and ecological impact. Taking into account that the commodities are only worth if you price them and that these animals’ presence is a major generator of income to the area. The value of the tourist activity was measured by the travel costs. The economic benefits of the activity were proven and may help to promote benefits into the actions that lead to the species conservation. On the other hand, the presence of boats may cause disturbance to the animals. During this work the estuarine dolphins showed different reactions when boats with different types of engines approached and noticeably more negative with the boats with more potent engines that are faster and produce louder noise. The reactions of the animals also varied according to speed, distance, the time they remained around the animals and quantity of boats near them. In addition to that, the presence of "cercos-fixos", the group composition and the activity that the animals were executing at the time of approach of the boat also had some influence in the response of the estuarine dolphins. In this study was possible to detect that if the boat approaches correctly the estuarine dolphin reacts positively or does not show any apparent reaction to the activity, therefore a proposal of traffic regulation for all the boats in the study area was elaborated based on the current national laws and presented to the competent authorities. The set of data raised proposed actions that aim to optimize the tourist activity of observation of the estuarine dolphin in the Cananeia region and the conservation of these animals and their natural habitat.pt_BR
dc.format.extent165f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectBotopt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.titleMonitoramento das interaçoes entre o boto-cinza, Sotalia guianensis (van Bénéden, 1864) e atividades de turismo no complexo estuarino-lagunar de Cananéia, litoral sul do estado de Sao Paulopt_BR
dc.typeTesept_BR


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