Chão partido : conceitos de espaço nos romances O quinze de Rachel Queiroz e A bagaceira de José Américo de Almeida
Resumo
Resumo: Esta investigação refere-se a dois romances regionalistas sobre o "Nordeste" brasileiro: A bagaceira (1928) de José Américo de Almeida e O quinze (1931) de Rachel de Queiroz. Tenta apontar a geograficidade destes romances diante das oncepções epistemológicas da geográfia e estuda o espaço geográfico através de dois níveis de análise. O primeiro é composto pela trama e pelas espacialidades que se estruturam dentro da obra literária e o segundo refere-se ao contexto da obra em seus aspectos sociais, políticos e históricos. Assim, os dois romances estão inseridos na tradição literária do "regionalismo" brasileiro que surgiu na década de 30 no Brasil e utilizou como temática a luta do homem frente ao semi-árido no Nordeste. Fundamentado nas concepções geográficas do crítico literário Mikhael Bakhtin, principalmente a exotopia e o cronotopo, estudam-se as técnicas específicas com as quais os autores criam, investigam e reproduzem as respectivas espacialidades nos romances. Ambos os romances mostram as rupturas entre o elemento tradicional e o mundo moderno através de dois cronotopos de alienação (caminho de fuga) e de individualização (solidão das protagonistas). Utilizam, para estes fins, vários modelos de exotopia: o protagonista frente ao Nordeste popular, os autores da elite frente à população
rural, a literatura frente aos fatos sociais e científicos. Destaca-se que, apesar de seu conservadorismo, o regionalismo do Nordeste se desenvolveu técnicas de pesquisa iniciando uma autóctona geografia brasileira nessa região, com métodos que reaparecem atualmente de outras formas na nova geografia cultural. Abstract: This research is about two regionalist novels on the Northeastern Brazilian Region (Nordeste), A bagaceira (1928) by José Américo de Almeida and O quinze (1931) by Rachel de Queiroz. It focuses on the geographicity of these novels in contrast to epistemological conceptions of geography and investigates, on two different levels of analysis, its geographical spatial conceptions. The first level refers to the action structure and the spatialities which arise from inside of the literary work; the second level investigates the social, political and historical context of the novels’ origin. Both novels are integrated into the regionalist movement which originated in the 1930s in Brazil and which had as its main theme the human struggle against the semi-dry environment of the Nordeste. Based on the geographical conceptions of the philologist Mikhael Bakhtin, principally his concepts of exotopia and the chronotope, specific techniques of the authors could be revealed in respect to the creation, analysis and reproduction of spatialities in the novels. They clearly demonstrate the frictions between a traditional element and the modern world through the chronotopes of alienation (the path of the refugees) and individualization (the protagonist’s solitude). For this purposes, the novels venture into various models of exotopia (the protagonists facing the popular Northeast, the elitist authors in front of the rural population, and literature aside of social and scientific facts). As such, Northeastern Brazilian regionalism refers, in spite of its conservative content, to techniques and research methods which are gaining a renewed relevance in the New Cultural Geography.
Collections
- Teses & Dissertações [10558]