A problemática da água como representação social : um estudo de caso com moradores do bairro Alto da XV em Guarapuava - PR
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como temática central entender a difusão e incorporação da problemática da água no saber cotidiano. Parte da idéia de que a água, além de pertencer ao ecossistema natural, no qual o ser humano está inserido, também pertence a universos culturais. Uma investigação entre moradores do Bairro Alto da XV da cidade de Guarapuava-PR mostra que são basicamente três dimensões que participam na formação do senso comum: o conhecimento científico com seu raciocínio complexo e abstrato, a divulgação midiática que transforma este conhecimento (mas também outros saberes) em imagens e reportagens e a vivência cotidiana, com suas experiências e tradições (inclusive religiosas). Todos os rês aspectos fazem parte, na sociedade moderna, do "senso comum" influenciando (ou não) os indivíduos nas suas interações cotidianas para com seu ambiente, em especial com as águas próximas. A Teoria das Representações Sociais permite analisar esta construção do saber. Mostra que principalmente a escola adquire um papel difusor e formador do senso comum das crianças de hoje, sendo fundado não tanto no discurso científico em si, mas no discurso
midiático ajustando as representações sociais a uma situação onde informações de longe
se juntam (às vezes sem uma lógica causa-efeito) com experiências imediatas. Esta pesquisa, realizada com metodologias qualitativas com crianças, adolescentes e adultos, revela que muitas vezes a representação social da água entra em contradições (água natural versus água no sentido cultural, água em outros ambientes versus água em casa, água encanada versus água na natureza, etc.) mostrando que a educação ambiental necessita, diante desta problemática, de metodologias que inter-relacionem de forma direta os conhecimentos científicos e midiáticos com a situação local. Abstract: This research focuses on the comprehension of how the actual water problematic is propagated and incorporated into common sense. It is based on the idea that water, apart
from being an element of the natural environment, which also incorporates man, belongs to cultural universes. An investigation of the urban quarter of Alto da XV in the city of Guarapuava in Paraná State (Southern Brazil) reveals basically three dimensions that have an influence on the common sense of its inhabitants: scientific knowledge which disposes of a complex and abstract rationality, the diffusion of media information which transforms scientific knowledge (and other fields of knowledge) into images and stories and everyday knowledge which is based on experience and tradition (including religion). In modern societies, all three dimensions induce, via common sense, social actors to interact (or not) with their environment, especially with waters close to their houses. The theory of social representations allows an analysis of how such knowledge is construed. It can be perceived that schooling education has a fundamental impact on the diffusion of scientific knowledge for the common sense of children, however, this education is not so much based on scientific discourses itself, but much more linked to media discourses which adapt the social representations to a situation where information from distant regions are combined with immediate experience (often neglecting causal logics). Furthermore, this research which is based on qualitative methods involving children, adolescents and adults has revealed that social representations are often contradictory (natural waters versus the cultural meanings of water, waters from different environments versus domestic water, pipe water versus natural water, etc.). This demonstrates the necessity for environmental education programs to develop methodologies which, confronted with such a problematic, do directly interrelate
scientific e media knowledge with local experience.
Collections
- Teses & Dissertações [10558]