dc.contributor.advisor | Dinis, Nilson Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Costa, Katia Cristina Dias da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-23T13:29:22Z | |
dc.date.available | 2022-11-23T13:29:22Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/14838 | |
dc.description | Orientador: Nilson Fernandes Dinis | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Nesta dissertação, escolho para a análise os Parâmetros Curriculares Nacionais de Orientação Sexual e Educação Física. Os PCN's são tidos como documentos importantes para a formação continuada de professores/as e agem na construção dos saberes escolares. Dessa forma, se constituem em recurso pedagógico no contexto brasileiro. Me interesso por discursos que circulam no interior destes documentos para a fabricação de corpos dóceis, para a produção da idéia de uma única possibilidade de vivência do exercício da sexualidade, ou seja, a heterossexualidade. Diante disso, percebo que alguns sujeitos não se encaixam em tal modelo. E alguns destes, ainda, buscam criar formas de resistência para contrapor-se à norma. Busco, por fim, movida pelos últimos estudos de Foucault sobre a ética, apontar para a possibilidade de produção de modos de vida que caminham em direção da amizade como forma estética da existência, rompendo com discursos e práticas moralizantes que regem as experimentações no campo da sexualidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this dissertation, I choose to analyze the National Curriculum Parametes (PCNs) for Sexual Orientation and Physical Education. NCPs (PCNs) are regarded as documents which play an important role in the continuous formation of teachers and in the construction of scholarly knowledge. Thus, NCPs (PCNs) constitute a pedagogical resource in the Brazilian context. I am interested in discourses in these documents that contribute to the formation of docile bodies; to the production of the idea of a unique possibility of exercising sexuality, that is, heterosexuality. This leads me to believe that some subjects do not fit in such model, and some of these subjects even try to build ways to resist and thus oppose the norm. Finally, led by Foucault's latest studies on ethics, I intend to indicate the possibility of producing ways of life driven towards friendship as an existential aesthetic form, breaking off moralizing discourses and practices which guide experimentations when it comes to sexuality. | pt_BR |
dc.format.extent | ix, 86 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação fisica - Curriculos | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
dc.subject | Aconselhamento sexual | pt_BR |
dc.subject | Corpo e sexualidade - Discursos | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Discursos sobre corpo e sexualidade nos parâmetros curriculares nacionais de Educação Física e de Orientação Sexual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |