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dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorWolski, Denise Therezinha Rodrigues Marquespt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T18:24:46Z
dc.date.available2022-11-11T18:24:46Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/13658
dc.descriptionOrientadora: Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionInclui apêndicespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexopt_BR
dc.description.abstractResumo: Acompanhando a preocupação crescente entre os pesquisadores em Educação Matemática em discutir as especificidades dos cursos de Licenciatura em Matemática em relação à formação pedagógica dos professores para o ensino de Matemática em todos os níveis, este estudo analisou registros feitos em atas das reuniões da Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná, bem como entrevistas de dois coordenadores do referido curso, protagonistas em momentos de mudanças significativas nas propostas curriculares. O caminho metodológico escolhido se constituiu em diálogos entre: i) documentos oficiais (atas, currículos e ajustes curriculares) e o conteúdo dos depoimentos de sujeitos envolvidos no processo analisado (coordenador e ex-coordenador do referido curso). Pelos dados produzidos podemos inferir que: i) há, historicamente, uma insatisfação por parte dos alunos do curso com relação à forma como são conduzidas as disciplinas de conteúdo específico pedagógico; ii) atualmente, pode-se perceber uma crescente preocupação por parte dos professores do Departamento de Matemática com relação à formação pedagógica dos futuros professores, independente da disciplina que lecionam; iii) o Projeto Político Pedagógico do curso, formulado recentemente, traz uma clara preocupação em identificar as especificidades da licenciatura e promover ações que possam atendê-las; iv) há, registradas historicamente, dificuldades de articulação entre o Departamento de Matemática e o Setor de Educação que impõem limitações ao aprofundamento de discussões e implementação de ações que possam contribuir para o aperfeiçoamento da formação pedagógica do licenciado. v) entre as diversas e complexas questões discutidas em 25 reuniões realizadas pela comissão, há fortes indícios de busca por uma proposta curricular em que o conhecimento pedagógico do conteúdo seja tomado como a dimensão da formação do professor de matemática que o diferencia do matemático (pesquisador).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: I can see the growing concern among mathematics education researches to discuss the specificities of the mathematics degree courses regarding the pedagogic formation of the teacher to the mathematics teaching in all levels. This study analyzed recordings in the meeting's minutes of the Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná (curricular reformulation commission of the mathematics course of the Universidade Federal do Paraná), as well as interviews with two coordinators which were actors in times of important changes in the curricular proposals. The methodological way we choose was constituted of dialogs between: i) official documents (minutes, curricula and curricular adjustments) and the statements given by the subjects evolved in the analyzed process (coordinator and former coordinator of the math degree course). We can conclude, by the produced data, that: i) there is, historically, a dissatisfaction in the course's students regarding the way that the pedagogical disciplines are conducted; ii) currently, we can realize a growing concern among the Mathematics Department's teachers, independently of the discipline that they teach, regarding the pedagogic formation of the future teachers; iii) the politicpedagogical project of the course, which was recently formulated, shows clearly the worry in identify the specificities of the degree course and in stimulate actions that can achieve it; iv) there are, historically recorded, difficulties in articulate between the Mathematics Department and the Education Department that imposes obstacles to the deep discussion and implementation of actions that may contribute to the improvement of the pedagogical formation of the student; v) among the diverse and complex questions discussed in the 25 commission meetings, there are strong evidences of a search for a curricular proposal in which the pedagogical knowledge of the discipline be taken as the dimension in the formation of the math's teacher, differentiating this from the mathematician (researcher).pt_BR
dc.format.extentviii, 229 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matematica - Formaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO movimento das reformas curriculares da licenciatura em matemática na Universidade Federal do Paraná : algumas referências ao conhecimento pedagógico do conteúdopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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