• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma criança autista e sua trajetória na inclusão escolar por meio da psicomotricidade relacional

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Dissertação Sandra Cornelsen (pdf).doc.pdf (4.178Mb)
    Data
    2007
    Autor
    Cornelsen, Sandra
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta dissertação analisa a possibilidade de reconstrução de atitudes da comunidade escolar, tornando-a uma escola inclusiva, na qual cada criança atua com sua possibilidade de interação, estimulada por um grupo inclusivo, disponível para a cooperação e a solidariedade. Neste texto é analisada especificamente a forma como a Psicomotricidade Relacional cria um elo de comunicação com o aluno autista e promove a sua interação com o outro e com os objetos, facilitando sua inclusão no ensino regular. Este estudo traz em sua essência uma discussão teórica sobre a concepção de uma escola inclusiva a partir da Psic omotricidade Relacional, com ênfase na inclusão de alunos autistas. A pesquisa de campo relata um estudo de caso de uma criança autista e sua trajetória na inclusão escolar por meio da Psicomotricidade Relacional. O resultado principal desta investigação e videnciou que é possível a inclusão da criança autista no ensino regular, desde que se estabeleça uma forma de comunicação com ela; no caso em questão, isso ocorreu por meio da Psicomotricidade Relacional, que levou a criança autista à interação na escola com o mundo das pessoas, coisas e fatos que a cercam. Acredita -se em um maior desenvolvimento dessas crianças quando possibilitada a sua interação com um meio onde prevaleçam as diferenças, pois a convivência com a diversidade permite ampliar as oportunida des de trocas sociais, concretizando o processo de inclusão escolar e social.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/12345
    Collections
    • Teses & Dissertações [10542]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV