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dc.contributor.advisorDias, Gracialino da Silvapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Sebastiao Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T11:40:43Z
dc.date.available2020-10-15T11:40:43Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12123
dc.descriptionOrientador: Gracialino da Silva Diaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho analisa as formas de expressão da identidade política e ideológica dos trabalhadores da Rede Pública Estadual da Educação do Paraná a partir da sua organização sindical, sob a perspectiva do movimento operário - de base classista - a partir da concepção teórica do princípio educativo do trabalho. Estuda o período de 1989 a 2005 da organização política e sindical e das lutas realizadas pela Associação dos Professores do Paraná - APP-Sindicato, tomando como referência o desenvolvimento histórico da luta de classe no Brasil. Toma como fonte da investigação os documentos produzidos pela entidade sindical de representação dos trabalhadores da educação, no referido período, que abordam as posições em face da defesa das condições de trabalho da categoria. Foram estudados: a) Cadernos Pedagógicos que registram os conteúdos das deliberações e das posições da entidade aprovadas nos Congressos, Conferências e outros Fóruns; b) o jornal 30 de Agosto publicado no período; e, c) a Página da Educação, publicada semanalmente sob a responsabilidade da entidade, nos jornais Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Parte do pressuposto que a entidade não expressa clarezas políticas e ideológicas do ponto de vista classista, na defesa histórica das conquistas da classe trabalhadora, limitando-se às lutas de caráter predominantemente economicistas, na medida em que não expressa claramente em seus documentos a relação de suas lutas com as lutas dos demais movimentos operários e dos trabalhadores na luta de classe contra a opressão do capital. A pesquisa foi realizada com base nas categorias contradição, totalidade e hegemonia, desenvolvidas pelo materialismo histórico. Constatou-se que a insuficiência de domínio teórico, desse referencial, por parte dos elaboradores dos documentos, que foram estudados neste trabalho, pode ter se constituído num dos pontos de falta de clareza quanto à identidade classista de caráter político ideológico dos trabalhadores da educação no Estado do Paraná, ou, mais precisamente, das "forças políticas" que exerceram a hegemonia na direção da entidade no período investigado. Essa limitação, por conseguinte, reduz a condição política do educador e da educação a uma dimensão reprodutivista das relações sociais do tipo de capitalismo que se desenvolve no Brasil. Além desse aspecto da limitação de caráter teórico, verificouse uma aparência ingênua caracterizada pelas reivindicações meramente economicistas e corporativistas, contidas nos documentos estudados, tornando a entidade dos trabalhadores um instrumento de conciliação com a economia política burguesa e com a sua expressão política constituída pelo Estado, como sistema de poder e dominação de classe, e pelas forças que assumem o seu gerenciamento, denominadas governo.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Este trabajo hace un análisis de las formas de expresión de la identidad política e ideológica de los trabajadores de la Red Pública Estadual de Educación del Estado de Paraná, desde su organización sindical, bajo la perspectiva del movimiento operario - de base clasicista - desde la concepción histórica del principio educativo del trabajo. Estudia el periodo de 1989 a 2005 de la organización política y sindical y sus luchas realizadas por la Asociación de Profesores del Estado de Paraná - APP-Sindicato - considerando como referencia el desarrollo histórico de la lucha de clases en Brasil. Toma como fuente de investigación la documentación producida por representantes de dicha entidad sindical - durante el mencionado periodo - realizando un abordaje de posicionamientos frente a la defensa de mejores condiciones de trabajo de esta categoría. Han sido estudiados: a) los Cuadernos Pedagógicos, que registran los contenidos de las deliberaciones y del posicionamiento de la entidad, aprobados en congresos, conferencias y otras ponencias en eventos del área; b) el periódico jornal 30 de Agosto - las ediciones publicadas durante el periodo de la investigación; y c) las Páginas da Educação, publicadas semanalmente bajo la responsabilidad de la APP, en los diarios Folha de Londrina y O Estado do Paraná. Este estudio parte del presupuesto de que la entidad sindical no expresa transparencia política ni tampoco ideológica, considerando el punto de vista de la clase trabajadora en cuestión, en cuanto a la defensa histórica de las conquistas de la clase trabajadora, sino que se limita a las luchas de carácter predominantemente económico, puesto que no expresa en su documentación la relación de sus contiendas con las de los demás movimientos operarios y de los trabajadores en general respecto a la opresión del capitalismo a su clase. La investigación fue realizada con base en las categorías contradicción, totalidad y hegemonía desarrolladas por el materialismo histórico. Se constató que la insuficiencia de dominio teórico, de este referencial, por parte de los elaboradores de la documentación que ha sido estudiada en este trabajo, se puede haber constituido en uno de los puntos fallos de falta de aclaración en cuanto a la identidad de la clase, de carácter político-ideológico de trabajadores de la Educación en el estado de Paraná o, aun, más precisamente de 'fuerzas políticas' que ejercieron hegemonía en dirección a la entidad durante el periodo investigado. Por ello, se ve reducida la condición política del educador y de la educación a una dimensión de reproducción de ideologías de las relaciones sociales del tipo de capitalismo que se da en Brasil. Además de tal limitación de carácter teórico, se verificó una apariencia ingenua caracterizada por las solicitudes economicista y corporativista encontradas en la documentación investigada, lo que hizo con que la entidad sindical se convirtiera en un instrumento de conciliación entre trabajadores y gobernantes. El Estado representa un sistema de poder y dominación de clase, la fuerza política, denominada 'Gobierno', que asume la gestión del capital.pt_BR
dc.format.extent171 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Paranápt_BR
dc.subjectEducação Rede Públicapt_BR
dc.subjectLuta operáriapt_BR
dc.subjectMovimentos operáriospt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.titleMovimento operário e Estado : a APP-Sindicato - a organização e as lutas dos trabalhadores na educação da rede pública estadual do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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