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dc.contributor.authorMachado, Jarci Mariapt_BR
dc.contributor.otherStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-26T19:19:19Z
dc.date.available2020-10-26T19:19:19Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12053
dc.descriptionOrientadora: Tania Stoltzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : O estudo discute a interação social na tomada de consciência do conteúdo de fração de alunos de Sala de Recursos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Elaborou-se um jogo de regras que envolveu o conteúdo de fração e teve como material de apoio os blocos lógicos. A hipótese deste estudo é que o tipo de interação social expressa por meio de questionamentos sobre cada jogada, realizados pela pesquisadora e colegas, utilizando-se de um jogo de regras, pode intervir nos processos cognitivos, uma vez que tal prática leva à revisão da ação de jogar e favorece as tomadas de consciência por meio da reflexão sobre a ação. Encontra-se esta hipótese fundamentada na teoria de Piaget quando subordina a aprendizagem ao desenvolvimento e, ao estudar os processos de desenvolvimento, explica-os como um processo de tomada de consciência no qual intervêm compensações contínuas, por parte do sujeito, como forma de reação às perturbações. Participaram desta pesquisa doze sujeitos, que foram subdivididos em dois grupos experimentais: A, B e um grupo Controle. Estes sujeitos foram avaliados por três testes: Pré-teste, Pós-teste I e II. Após o Pré-teste, foram realizadas, com os grupos A e B, três sessões com o jogo de regras "O caminho para o tesouro do Pirata". No grupo A não houve a intervenção da pesquisadora. No grupo B, durante o jogo houve a intervenção da pesquisadora, solicitando as justificativas das jogadas realizadas. No grupo B foi verificado um aumento significativo na aprendizagem do conteúdo de fração: de 5% no Pré-teste passou-se para 55% no Pós-teste II. No grupo A verificouse 11,25 no Pré-teste e 18,25% no Pós-teste II, e no grupo Controle, 11,25% no Pré-teste e 16,25% no Pós-teste II. Quando comparados os dados do Préteste com os do Pós-teste II, realizado três meses depois, verificou-se um aumento de 50% no grupo B, 7,25% no grupo A e 5% no grupo Controle. Conclui-se que o tipo de interação social mais favorável ao processo de tomada de consciência a partir do jogo é o que envolve intervenções do professor e colegas voltadas à revisão e explicação de suas jogadas, levando o aluno a uma melhor compreensão dos erros cometidos. Esta pesquisa dá indicativos da importância de se utilizar o jogo de regras na prática pedagógica, aliado à solicitação de justificativas para cada jogada, as quais favorecem as tomadas de consciência, contribuindo para o processo de conhecimento lógicomatemático.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper aims at discussing the social interaction towards learning about fractions in the resource students group. These students present learning difficulties. A game made of a set of rules that involved fractions was elaborated. This set was based upon logical blocks. The hypothesis of this study is that the kind of social interaction expresses through questioning each game performed by the researcher and the other students utilizing the above mentioned set or rules may intervene in cognitive processes because this practice propitiates the review of the game and enables the realization and reflection upon the action. This hypothesis is based upon Piaget's Theory when he subordinates learning to individual development and, while studying the development processes, he explains them as the realization in which continual compensations intervene by the subject, as a way of reaction to the stimuli. Twelve subjects participated in this research. These were sub-divided into two experimental groups. Group A, Group B and a Control Group. These subjects were evaluated by three tests: pre-test, post-test I and II. After the pre-test three sessions were held using the set of rules. The way to the pirate's treasure. In group A, there was no intervention by the researcher. In group B, during the game, the researcher intervened, requesting explanation to each play. In group A, a significant increase in the learning process of the fraction was verified. From 5% at pre-test, it went up to 55% at post-test II. In Group A, it was verified 11.25 at pre-test and 18.25% at post-test II and I within the control group, 11.25% at pre-test and 16.25% at post-test II. When pre-test data were compared to those of post –test II, performed three months later, it was verified an increase of 50% in group B, 7.25% in Group A and 5% in the control group. It was concluded then, that the most favorable social interaction towards learning was departing from the game and what involves participations by the teacher and the other students are the review and explanations of each play leading the student to a better comprehension of the mistakes he has made. This research gives indications of the importance of using a game of rules in the teaching process linked to the request of justifications for each play which favor deep logical-mathematical comprehension.pt_BR
dc.format.extent113 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDisturbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTomada de consciência no jogo "O caminho para o tesouro do pirata" de alunos com dificuldades de aprendizagem em fração que frequentam sala de recursospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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