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dc.contributor.advisorSilva, Arinei Carlos Lindbeck da, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Deise Maria Bertholdi, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorSakaguti, Fernando Yudipt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T18:49:17Z
dc.date.available2025-04-29T18:49:17Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12040
dc.descriptionOrientador: Arinei Carlos Lindbeck da Silvapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Deise Maria Bertholdi Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta de mudança na estratégia de carregamento de um caminhão no Centro de Distribuição de uma empresa de produtos alimentícios. Esta proposta consiste em fazer a busca dos produtos de um embarque na área de picking e o carregamento destes bloco por bloco no sistema LIFO (last in first out), respeitando a restrição de capacidade do pallet e a restrição de fragilidade dos produtos. O problema está relacionado ao Problema Clássico de Roteamento de Veículos, em que o funcionário da empresa tem que visitar n nós, tendo como único depósito a doca em que o caminhão está estacionado, respeitando as restrições descritas anteriormente, de modo a minimizar a distância percorrida e conseqüentemente o tempo de carregamento de um caminhão. Para resolver este problema fez-se um algoritmo baseado em Programação Dinâmica. O algoritmo foi aplicado a oito exemplos de embarques fornecidos pela empresa. Os resultados obtidos foram comparados com os respectivos dados reais dos exemplos de embarques fornecidos pela empresa. Os resultados mostraram-se satisfatórios.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this work, a proposal is presented for changes in the loading strategy of trucks in a food producer Distribution Centre. This proposal consists in the fetching of products to be loaded from the picking area and on the loading itself, block by block through the LIFO (last in first out) system, while respecting the pallet capacity and product fragility restrictions. The problem is related to the classic vehicle routing problem, on which the company employee is supposed to scout throughout n locations, having the truck docking space as the only deposit. This must be done minimizing the distance among the locations, and, consequently, the truck loading time. In order to solve this problem, a Dynamic Programming algorithm based has been made, applied to eight sample loadings supplied by the company. The results have been compared to the respective actual data from the company loadings, and they have shown to be satisfactory.pt_BR
dc.format.extentxi, 86f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProgramação dinâmicapt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectOtimização matemáticapt_BR
dc.subjectCaixeiros-viajantespt_BR
dc.subjectTransportes de mercadoriapt_BR
dc.subjectArmazenamento e transporte de cargaspt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleOtimização do processo de picking de um centro de distribuição através da programação dinâmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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