dc.contributor.advisor | Silva, Arinei Carlos Lindbeck da, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Costa, Deise Maria Bertholdi, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia | pt_BR |
dc.creator | Sakaguti, Fernando Yudi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T18:49:17Z | |
dc.date.available | 2025-04-29T18:49:17Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/12040 | |
dc.description | Orientador: Arinei Carlos Lindbeck da Silva | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Deise Maria Bertholdi Costa | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2007 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Programação matemática | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta de mudança na estratégia de carregamento de um caminhão no Centro de Distribuição de uma empresa de produtos alimentícios. Esta proposta consiste em fazer a busca dos produtos de um embarque na área de picking e o carregamento destes bloco por bloco no sistema LIFO (last in first out), respeitando a restrição de capacidade do pallet e a restrição de fragilidade dos produtos. O problema está relacionado ao Problema Clássico de Roteamento de Veículos, em que o funcionário da empresa tem que visitar n nós, tendo como único depósito a doca em que o caminhão está estacionado, respeitando as restrições descritas anteriormente, de modo a minimizar a distância percorrida e conseqüentemente o tempo de carregamento de um caminhão. Para resolver este problema fez-se um algoritmo baseado em Programação Dinâmica. O algoritmo foi aplicado a oito exemplos de embarques fornecidos pela empresa. Os resultados obtidos foram comparados com os respectivos dados reais dos exemplos de embarques fornecidos pela empresa. Os resultados mostraram-se satisfatórios. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this work, a proposal is presented for changes in the loading strategy of trucks in a food producer Distribution Centre. This proposal consists in the fetching of products to be loaded from the picking area and on the loading itself, block by block through the LIFO (last in first out) system, while respecting the pallet capacity and product fragility restrictions. The problem is related to the classic vehicle routing problem, on which the company employee is supposed to scout throughout n locations, having the truck docking space as the only deposit. This must be done minimizing the distance among the locations, and, consequently, the truck loading time. In order to solve this problem, a Dynamic Programming algorithm based has been made, applied to eight sample loadings supplied by the company. The results have been compared to the respective actual data from the company loadings, and they have shown to be satisfactory. | pt_BR |
dc.format.extent | xi, 86f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Programação dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Algorítmos | pt_BR |
dc.subject | Otimização matemática | pt_BR |
dc.subject | Caixeiros-viajantes | pt_BR |
dc.subject | Transportes de mercadoria | pt_BR |
dc.subject | Armazenamento e transporte de cargas | pt_BR |
dc.subject | Análise numérica | pt_BR |
dc.title | Otimização do processo de picking de um centro de distribuição através da programação dinâmica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |