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dc.contributor.advisorKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorGallina, Marcelo Cattopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-30T16:58:14Z
dc.date.available2024-07-30T16:58:14Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/11554
dc.descriptionOrientador: Virginia B. Kistmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho discute o papel do líder enquanto gestor de design e sua colaboração para a formação do Branding em uma pequena empresa do setor do mobiliário, da região metropolitana de Curitiba. Ele parte de uma revisão da literatura sobre os três pontos focais de análise, o papel do líder, o conceito de gestão do design e do Branding, para depois apresentar um estudo de caso. Para tanto, uma empresa familiar foi selecionada, cujo líder é um designer com reconhecida atuação como gestor. O estudo de caso foi conduzido com base em entrevistas, com a observação direta e a análise documental. Para as entrevistas, elaborou-se um roteiro tomando por base a literatura existente e os questionários encontrados que tem por foco a questão da gestão do design. A estas foram incorporadas questões específicas sobre o papel do líder. A observação direta e a análise documental seguiram os mesmos roteiros. Os resultados da atuação do gestor de design na formação da marca da empresa foram então analisados tomando por base a literatura relativa ao Branding. Neste caso, igualmente foi elaborado um roteiro para análise. Os resultados obtidos apontam que uma empresa que tenha designers dentro de sua configuração no nível estratégico e a cultura do design como competência central, tem mais chances de sucesso no mercado, pois suas ações e resultados são diferenciais percebidos pelo mercado, fortalecendo a marca dentro do branding proposto para a empresa. Como conclusão, o trabalho recomenda que novos estudos sejam efetuados sobre a temática para que estes possam contribuir para uma base teórica que fundamente a relação entre o papel do líder de gestão do design na formação do Branding nas empresas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper discusses the leader role as a design manager, and his contribution to the Branding development in a small size furniture company, in the suburban area of Curitiba. It starts with a literature review on three main points of analysis: the role of the leader, design management and branding concepts. Later, it presents a case study. For that reason, the company selected was a family one, whose leader is a designer with a well known performance as a manager. The case study was conducted based on interviews, direct observation and document analysis. Guidelines for the interviews were established based on the existing literature and questionnaires focused on design management, to which some specific questions concerning the leader role were added. In addition, the direct observation and document analysis followed the same guidelines established for the interviews. The results of the design manager performance in the creation of the company brand were then analyzed, based on literature regarding Branding. In this case, guidelines were also established for the analysis. The results obtained shows that a company which have designers in it’s strategic level configuration and the culture of design as the central competence, have more chances to be successful in the market, so that it’s actions and results are distinguished, consolidating the brand within the branding proposed to the company. In conclusion, the paper recommends that new studies on the theme be made, so that they can contribute to build a theoretical foundation to the relationship between the leader role in design management in company Branding development.pt_BR
dc.format.extent146f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectNomes comerciaispt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleAções do líder na gestão do design como auxílio na formação do branding : um estudo de caso em uma empresa do setor imobiliáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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