Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZanela, Marilucipt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T16:35:36Z
dc.date.available2020-09-16T16:35:36Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/11296
dc.descriptionOrientadora: Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de alguns professores de Ensino Médio em relação à implantação de um laboratório de informática na escola. O ambiente de estudo foram dois colégios estaduais de Ensino Médio do município de Pontal do Paraná-PR. A implantação do computador no contexto escolar tem gerado muitos conflitos, dúvidas e críticas. Não existe uma receita de sucesso, que permita um uso eficaz das ferramentas tecnológicas, baseada unicamente na promessa do governo de modernizar as escolas, portanto, estudos nesta área são imprescindíveis. Há trinta anos o governo envia computadores para as escolas e, mesmo que estes sejam sempre recebidos com entusiasmo, poucas vezes têm saído das embalagens permanecendo alheio do projeto pedagógico da escola, o que demonstra que, apesar do computador, estar onipresente na sociedade do conhecimento, ainda não está consolidado no nosso sistema educacional. Esta pesquisa se deu como uma investigação qualitativa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário e entrevista, aplicados aos professores de ensino médio dos colégios estudados. Os resultados mostraram que os professores estão receptivos à implantação do computador na escola, acreditando que este pode ser seu aliado no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, a pesquisa apontou também a falta de preparo pedagógico do professor como um dos obstáculos para a utilização do computador, revelando a necessidade de um maior conhecimento, não só sobre como o equipamento funciona, mas também, sobre quais programas utilizar e quais metodologias adotar, atribuindo estas dificuldades à falta de participação destes mesmos professores no processo de implantação do laboratório de informática nas suas escolas.pt_BR
dc.description.abstractAbstrct: The aim of this research was to analyze the perception of some of the "Ensino Médio" teachers with regard to the implantation of the Computer Science Laboratory at the school. The local of the study were two public schools (estaduais de ensino médio) in Pontal do Paraná - PR. The computer implantation at school has caused many conflicts, doubts and criticism. There isn't any ready successfully recipe to get an efficient use of tecnological tools based only on the government promises to modernize the schools. Consequently, is vital the realization of studies in this area. Since thirty years ago the government send computers to schools and, even if they are always received with enthusiasm, a few times they were taken out of their boxes, staying out of the school pedagogic planning showing that, in spite the computer be omnipresent in the knowledge society, is not yet consolidated in our educational system.This research was based in a qualitative investigation, the collect of data instruments utilized were a questionnaire and an interview with the teachers of the two schools. The results showed that the teachers are receptive to the implantation of the computer at school, believing this tool can be their partner in the procedure of teaching-learning. But, the results indicated as well the lack of the teachers pedagogic refinement as one of the obstacles to the computer utilization, revealing the need of a bigger knowledge, not only about how the equipament works, but also about which programs to use and which methodologies should be adopted, relating these difficulties to the lack of partcipation of these teachers in the implantation process of the Computer Science Laboratory in their schools.pt_BR
dc.format.extent86 f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessor - Informaticapt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO professor e o "laboratório" de informática : navegando nas suas percepçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples