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dc.contributor.advisorTeixeira, Salete Kozelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorBloomfield, Taniapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T16:30:42Z
dc.date.available2025-07-23T16:30:42Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/10939
dc.descriptionOrientadora : Salete Kozel Teixeirapt_BR
dc.descriptionInclui apêndicespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa qualitativa, inserida no âmbito da Geografia Cultural, teve o objetivo de mapear as motivações e perceber as relações que existem entre as visões de mundo, os contextos domésticos e profissionais, que levaram alguns dos proprietários de carros que circulam em Curitiba, a escolherem combinações de letras e números em suas placas, de modo a veicularem mensagens. Para dar conta da pesquisa de campo, foi utilizado um cruzamento entre diferentes aportes teórico-metodológicos: a Teoria das Representações Sociais, a Etnometodologia, a Fenomenologia e o conceito de Cultura Transversal de massa. Os conceitos de "lugar" e "território" concorreram como categorias analíticas, a partir da sistematização e descobertas da análise das entrevistas, realizadas com trinta proprietários de veículos de Curitiba, cujas placas de carro foram escolhidas. As placas escolhidas dos carros foram os elementos que permitiram ampliar o entendimento sobre a constituição do carro como um "lugar" e sobre as territorialidades envolvidas nas práticas que se dão, especialmente, nas ruas de Curitiba.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work translates the results of a qualitative research which employed the theoretical tennets of Cultural Geography. One of its research goals was to map the motivations of 30 car owners, in the city of Curitiba, who vehiculated personal messages on their car plates through the combinations of letters and algarisms. The plates were chosen for this research as elements which allowed the researcher to Understand the construction of the object Car as a "place", and of the related territorialities developed by them on the streets of Curitiba. After such a phenomenon was mapped, it became imperative to search for, to analyze, and to understand the interrelationships between the car owners' worldviews and their professional and personal backgrounds. The data collected and generated during the fieldwork stage, in which the above mentioned cars' owners were interviewed, led to the use of diverse theoretical approaches, such as the Social Representation Theory, Ethnometodoly, Phenomenology, and also the concept of Traverse Mass Culture. For the analysis of the results, the concepts of "place" and "territory" were employed as the necessary tools to systematize, understand, and present the data obtained under the guidance of the discipline of Cultural Geography.pt_BR
dc.format.extent225f. : il. algumas color., mapas., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeografia humana - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTerritorialidade humanapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleO carro como um lugar : perspectivas de territorialidades e representações na cidade de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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