O desenvolvimento da escrita segundo Vigotski : possibilidades e limites de apropriação pelo livro didático
Resumo
Resumo: A presente dissertação tem como objeto a apropriação da teoria de Vigotski acerca do desenvolvimento da escrita pelo livro didático de alfabetização. O objetivo maior foi investigar se a teoria de Vigotski tem implicações para o ensino e aprendizagem da escrita e se estas podem se concretizar no livro didático de alfabetização. Ou seja, não se tratou apenas de verificar se o livro didático analisado tem uma proposta pedagógica coerente com a teoria de Vigotski. Foram inferidos desta teoria três momentos do desenvolvimento da escrita: pré-história do desenvolvimento da escrita pela criança, escrita como representação dos sons da fala e escrita como linguagem. Estes três momentos coexistem durante o desenvolvimento da escrita, que não ocorre por etapas sucessivas e lineares. Para a criança desenvolver a escrita como linguagem, é preciso que compreenda a representação simbólica e as relações arbitrárias entre fonemasgrafemas. Mas o mais importante, na perspectiva da psicologia histórico-cultural, é que a criança aprenda a usar a escrita como meio de interlocução e expressão. Os fatores que levam a criança a desenvolver a escrita são as atividades envolvendo representação simbólica, que são o gesto, o desenho e o jogo, a interação social, a leitura e o uso da escrita em situações reais, nas quais esta se torna uma necessidade. Os fatores do desenvolvimento da escrita constituíram os critérios de investigação do livro didático. Assim, foi feita uma análise do livro didático, tanto no texto que este traz de orientação aos professores, quanto nos exercícios propostos, verificando como os fatores do desenvolvimento da escrita são apropriados e concretizados em atividades de alfabetização. Concluiu-se que o livro didático tem possibilidades limitadas para trabalhar na perspectiva da psicologia histórico-cultural porque não pode dialogar com professor e aluno e, consequentemente, não pode ser o interlocutor do aluno que expressa seus pensamentos através da escrita. Abstract: The present dissertation has as object of study, the appropriation of Vigotsky's theory on the writing development by the educational book of literacy. The major aim of this research was to investigate if the Vigotsky's theory has implications in the teaching and learning of writing and if they can be concretized in the educational book of literacy. It means that the study was not only the verification if the educational book analyzed has a pedagogical proposal coherent with Vigotsky's theory. It was concluded from this theory three different moments of the writing development: pre-history of the writing development by child, the writing as a representation of sounds of speaking and the writing as language. These three different moments coexist during the writing development, which does not occur by successive and linear stages. For the child to develop the writing as language, it is necessary the comprehension of the symbolic representation and the arbitrary relations between phonemes and graphemes. But, the most important thing, from the perspective of historical-cultural psychology, is that child should learn to use the writing to make the representation of his thoughts and ideas. What makes the child to develop the writing are activities involving symbolic representation which are the gesture, the drawing and the game, the social interaction, the silent reading and the use of the writing in real situations in which it is necessary. The writing development factors constituted the investigation criteria of the educational book. It was accomplished an analysis on the educational book, including the teacher's book and the exercises proposed, verifying how the writing development factors are appropriated and concretized in literacy activities. Finally, it was concluded that the educational book has limited possibilities to work in the perspective of historicalcultural psychology, because it can not dialog with teacher and student and consequently, it can not be the interlocutor of the student which express his thoughts through the writing.
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- Teses & Dissertações [10425]