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dc.contributor.advisorKozicki, Katyapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.creatorCabral, Juliana Leite Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-24T18:08:08Z
dc.date.available2024-06-24T18:08:08Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/10279
dc.descriptionOrientadora : Katya Kozickipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação resulta da reflexão e investigação acerca do significado e sentido da política. Com o objetivo de compreender a importância e o sentido assumido pela política na sociedade moderna, remontou-se ao período histórico que prepara o nascimento da modernidade e da visão de mundo que lhe é inerente. Verificou-se que na modernidade a liberdade e a vontade individual despontam como valores supremos, que orientam o modo de organização social e a produção do conhecimento. Na esteira dos valores individualistas criou-se o mito do contrato social, do Estado moderno e da democracia. À luz do pensamento de Hannah Arendt realizou-se a crítica à cultura política estatal. Constata-se que para Arendt, o Estado moderno, ao tomar para si o monopólio do poder político e da força física, impede o agir político entre os homens e os submete ao isolamento e à -inpotência política. Ela sustenta que a ação só se faz possível em meio à pluralidade e que o sentido da política é a liberdade de não governar e não ser governado. Somente por meio da ação política, o homem se distingue dos demais e passa a participar da construção dos rumos da sua história. Dialogando com o pensamento de Arendt analisou-se o projeto político de democracia participativa veiculado pelos novos movimentos sociais latino-americanos. A literatura que se dedica ao estudo destes movimentos afirma que eles surgem a partir da descrença no modelo de sociedade moderna e, que ao lutarem pelo reconhecimento da sua identidade e diferença, reivindicam um novo modelo de sociedade e, sobretudo, uma -ova forma de fazer política. Autores como Boaventura de Souza Santos enxergam estes movimentos sociais uma "re-significação" do político. Ao final, do diálogo promovido entre a teoria dos novos movimentos sociais e o pensamento político de Hannah Arendt, foi possível demonstrar alguns pontos de contato acerca do significado e do sentido da política.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The presented dissertation is a result of the reflection and investigation about the meaning and the sense of politics. In order to understand the purpose and the importance assumed by politics through modern society, this topic is related to the historical period that prepares to the origin of Modernity and of the world perspective inherent in this. It has been verified that in modern world, freedom and individual will are perceived as supreme importance that lead the way that the societies are organized as well as the production of knowledge is created. In the mat of the individualist values, a myth of social contract was created, as well as the idea of Modern States and democracy. Through the lights of Hannah Arendt thoughts, a critic is presented to the Governmental culture of creating politics. It has been seen that to Arendt, the modern State not only makes its own monopoly of the political power and the physical struggle, but also avoids the political act by the humanity submitting the people to the isolation and to leaving them powerless to participate of politics. She sustains that the acting only becomes reality when it considers the cultural pluralism and she affirms that the sense of politics is the freedom of neither governing nor being governed. Only by the action that a human is distinguished of the others and starts to participate of the historical paths built. Dialoguing with Arendt thoughts, the political project of participative democracy related to the social movements in Latin America is analyzed. The literature that focuses its studies on these movements states that they emerge by the absence of believes on the modern society model. Struggling for the recognition of the cultural identity and differences they require another model of society and, overall, another way of making politics. Authors as Boaventura de Souza Santos see in these social movements a new meaning of the politics. At the end of this dialogue between the social movements theory and the Hanna Arendt political thoughts, it is possible to demonstrate some of the points that connects the sense and the purpose of politics.pt_BR
dc.format.extentvii, 108f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDireito civilpt_BR
dc.subjectDireito - Filosofiapt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectSociologia jurídicapt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectCiência política - Filosofiapt_BR
dc.titleA re-significação da política : um diálogo entre Hannah Arendt e os movimentos sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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