Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 of 7
Capacidade de financimento das redes municipais de educação básica : uma análise do contexto e das condições de oferta de ensino no Paraná
(2022)
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a capacidade de financiamento da Educação Básica dos municípios e se insere na área de Políticas Educacionais. O objetivo principal é o de analisar a capacidade de financiamento ...
A realização do direito de permanência e conclusão na educação básica no Paraná : uma análise das trajetórias de estudantes com idade entre de 15 e 17 anos
(2022)
Resumo: O presente estudo analisa as trajetórias escolares de dois grupos de estudantes entre 15 e 17 anos, inicialmente matriculados no Estado do Paraná, em duas coortes diferentes, a primeira de 2007 até 2009 e a segunda ...
Prática das danças urbanas em contexto escolar : memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos
(2022)
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar possíveis alterações na memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos por meio da prática das danças urbanas como conteúdo curricular. A pesquisa teve desenho ...
Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)
Resumo: Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever. A alfabetização é o domínio da leitura e da escrita, ou seja, é o ato de ensinar a ler (decodificar) e a escrever (codificar). A escrita, em suas diversas formas, constitui ...
Metodologias pedagógicas inovadoras, crenças e concepções no trabalho docente dialógico : elementos revelados na prática-teoria-prática da educação básica
(2020)
Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objetivo analisar como se constituem ...
Política de formação de professores em contexto amazônico : o Parfor no estado do Acre
(2022)
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar as condições em que vêm se materializando o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) no estado do Acre. A metodologia da pesquisa aqui apresentada ...