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dc.contributor.advisorBittencourt, Maurício Vaz Lobo, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.creatorSantos, Vitor Bernard de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T14:40:18Z
dc.date.available2023-06-05T14:40:18Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82884
dc.descriptionOrientador: Mauricio Vaz Lobo Bittencourtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 28/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 35-37pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este ensaio tem por objetivo estudar o comportamento do agronegócio brasileiro nos mercados internacional e doméstico. O agronegócio vem aumentando sua importância no funcionamento da economia brasileira, se tornando um importante player no mercado internacional, bem como sendo um dos maiores produtores agrícolas do mundo. A análise é baseada na inserção do agronegócio nos mercados externos e como as medidas comerciais aplicadas por outros países podem afetar a dinâmica e performance do setor, bem como de toda economia brasileira. Este trabalho emprega uma abordagem teórica construída para estudar as importações de produtos agrícolas do Brasil. Os resultados obtidos são muito heterogêneos, se observando muita variação entre os setores, e sugerindo que as medidas não tarifárias tem um considerável impacto nas importações bilaterais ainda não mensurado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This essay aims to study the behavior of the Brazilian agribusiness on international and domestic markets. The agribusiness has been increasing its importance in the operation of the Brazilian economy, becoming and playing an important role on the international market as the one of the main producers of agricultural products. The analysis is based on the insertion of the national agribusiness sector on foreign markets, and how trade barriers applied by other countries can affect the dynamics and performance of the sector, as well as of the whole Brazilian economy. This work employs a single-export setup model to study the Brazilian agricultural sector, through gravity equation. The results are very heterogeneous across sectors, suggesting that NTM's have a considerable impact on bilateral imports, as well as the tariffs.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectPolítica comercialpt_BR
dc.subjectBarreiras Comerciaispt_BR
dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.titleTariffs and non-tariff barriers and the political economy of trade policy : a case study for the brazilian agribusinesspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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