Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Regina Maria Schimmelpfeng dept_BR
dc.contributor.otherSiqueira, Márcia Dalledonept_BR
dc.contributor.otherBencostta, Marcus Levy Albino, 1936-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T13:40:12Z
dc.date.available2020-02-13T13:40:12Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/8017
dc.descriptionOrientadora: Marcia Dalledone Siqueirapt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Marcus Levy Albino Bencosttapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 2002pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa apresenta algumas reflexões sobre a cultura escolar desenvolvida na Escola Alemã/Colégio Progresso, na cidade de Curitiba, durante o período de 1930-1942. Criada por imigrantes alemães, em meados do século XIX, ao longo de sua trajetória este estabelecimento de ensino se viu obrigado a redefinir seus objetivos, em face à política de nacionalização, num processo que se acelerou durante o período analisado com a instauração do Estado Novo. Para interpretar estas mudanças e compreender a singularidade desta cultura, foram analisadas fontes plurais - os documentos produzidos pela escola, a imprensa, a legislação, as memórias construídas - cujas representações deram visibilidade a uma escola de caráter dual. No momento em que expandiu seu atendimento a toda a população curitibana, a escola passou a sofrer pressões, interna e externamente, que impediram a efetivação de seu reajuste aos moldes impostos pelo Estado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study presents some considerations over the scholastic culture developed in the German school Colegio Progresso, in the city of Curitiba during the period of 1930 to 1942. Formed by German immigrants, in the middle of the 19th century, during its existence this teaching establishment was obliged to redefine its objectives in the face of the nationalisation policy, in a process which accelerated during the period analised with the structuring of the New State. To interpret these changes and understand the singularity of this culture, various sources were analised – the documents produced by the school, the press, the legislation, the memories – whose representation gave visibility to a school of dual character. In the moment in which it expanded its attention to cover the entire Curitiban population, the school began to suffer pressure, internally and externally, which impeded the effectiveness of its readjustment to the patterns required by the State.pt_BR
dc.format.extent152f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectColégio Progresso - 1930-1942 - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducação - História - 1930-1942 - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectImigração alemã - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleA estrada do poente : escola alemã/Colégio Progresso (Curitiba 1930 - 1942)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples