Professores de educação física nos centros municipais de educação infantil : a compreensão doas coordenações pedagógicas em torno de uma experiência de estágio docente
Resumo
Resumo : O presente estudo teve o objetivo de verificar como a Educação Física vem sendo compreendida nos Centros Municipais de Educação Infantil da Cidade de Curitiba que tiveram em seu cotidiano peia primeira vez a intervenção de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), por meio da prática do estágio supervisionado. Para embasar minhas considerações acerca da Educação Física na Educação Infantil, utilizei os estudos pertencentes aos autores: Andrade (2008), Cerisara (1999), Debortoli (2008), Freitas (2008), Garanhani (2010), Kramer (1992), Kuhlman Jr (1998), Machado (1999), Neira (2008), Oliveira Formosinho (2002) e Sayão (2002). O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semiestruturada e o ponto de partida da coleta foi feito a partir de duas perguntas norteadoras. A primeira buscou analisar a forma pela qual procedeu esta experiência e os resultados obtidos através da mesma. A segunda pergunta buscou verificar a necessidade da presença dos profissionais de Educação Física para este contexto. Na análise foi possível concluir que a compreensão que estes centros educacionais possuem em torno da mediação dos saberes da Educação Física não condiz totalmente com os objetivos de uma proposta pedagógica coerente com as necessidades e interesses das crianças pequenas. Neste sentido, afirmo, portanto, a necessidade de ampliar a compreensão das relações pedagógicas em torno da Educação Física na Educação Infantil, a fim de vincular ações cognitivas, afetivas e motoras com as produções da cultura corporal, no anseio de uma Educação Básica de qualidade.
Collections
- Teses & Dissertações [9359]