Fatores que interferem com a realização do pojeto bola cheia
Resumo
Resumo : O presente estudo teve como objetivos identificar o perfil dos participantes do Projeto Bola Cheia e os principais facilitadores e barreiras à realização do programa. Os resultados foram obtidos através de aplicação de questionário, com quinze questões fechadas, posteriormente interpretadas com o software Microsoft Excel 2007. A pesquisa de campo foi realizada na Escola MunicipalMaria Marli Piovezan, no bairro Uberaba, em Curitiba, e contou com a participação de oitenta e três participantes. Em relação ao perfil dos participantes verificou-se que a maioria deles encontra-se na faixa etária entre onze e vinte e um anos de idade, são do sexo masculino, solteiros, sem filhos, com o ensino fundamental incompleto, estão regularmente matriculados no sistema de ensino e não trabalham. Conheceram o projeto através dos amigos, participam das atividades a mais de seis meses e freqüentam o programa com os amigos. A modalidade de preferência da maioria é o futebol de salão e os principais facilitadores às atividades são a educadora social contratada pelo projeto e a rede de amigos existente na comunidade. Como principais barreiras estão a falta de apoio dos pais para que seus filhos participem das atividades, o horário do projeto e ainda a possibilidade de encontrar um emprego que inviabilize a participação. Os participantes afirmaram que, caso nãoexistisse o projeto, eles estariam em suas casas durante o horário das atividades, contrariando o estabelecido nas diretrizes do projeto, que pretende tirar crianças e jovens das ruas nos dias e horários de picos de crimes em suas comunidades. Ao final do estudo pode-se concluir que o projeto é um tempo/espaço de diversão, que justamente o horário diferenciado torna-se uma barreira às atividades, que a educadora social é o principal facilitador do projeto, que a rede social lá formada é fundamental para a efetivação do programa e, ainda, que mais estudos, nos diferentes locais de atividades do programa, são necessários para um melhor direcionamento das atividades, de acordo com os interesses e realidade dos participantes.
Collections
- Teses & Dissertações [9430]