Competência digital de docentes da educação superior no Brasil : diagnóstico sob a perspectiva das universidades públicas brasileiras
Resumo
Resumo: A competência digital de docentes, alunos e da própria instituição é fator fundamental para a integração tecnológica nas universidades, independentemente da modalidade de ensino. A necessidade do desenvolvimento dessa competência ficou ainda mais evidenciada com a crise na saúde mundial, ocasionada pela pandemia de COVID-19, onde a comunidade acadêmica precisou se adaptar, de forma urgente, para a continuidade das aulas de forma remota. Desta forma, o objetivo geral da tese é analisar o desenvolvimento da Competência Digital de Docentes das universidades públicas e privadas brasileiras. Para alcançar esse objetivo, foram buscadas múltiplas fontes de evidências, na literatura, legislações, percepções de docentes e gestores universitários. Os dados coletados foram analisados qualitativa e quantitativamente e os principais resultados apontam: i. as competências digitais dos docentes que precisam ser melhor desenvolvidas são aquelas que contribuem para solucionar os principais problemas apontados para a adequação ao ensino remoto; ii. professores que investem em uma formação contínua possuem melhores competências digitais; iii. houve uma evolução em relação à formação docente após o ensino remoto emergencial, com o aumento da quantidade e diversidade de cursos, abrangência e adesão de mais professores, formações de forma contínua, instituição ou melhoria de planos de formação; iv. muitos cursos ofertados pelas universidades referem-se ao uso de ferramentas tecnológicas básicas ou tradicionais e foram necessários para a continuidade das aulas de forma remota, no entanto, ainda existem possibilidades de explorar outras ferramentas com outras finalidades de uso; v. sugere-se o uso de ferramentas da Gestão do Conhecimento para sistematizar e controlar a formação contínua em competência digital, mais especificamente o modelo SECI, pois possibilita a conversão entre os tipos de conhecimento e avaliação contínua; vi. a situação atual das universidades diverge da situação ideal em relação aos fatores determinantes para desenvolver a Competência Docente Digital. Diante do diagnóstico levantado, os desafios e problemas são solucionados com o desenvolvimento e estímulo dos 21 fatores determinantes para desenvolvimento da Competência Docente Digital, tendo como base todas as atividades do docente da educação superior brasileira: ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Assim, a tese contribui para o desenvolvimento de planos e programas de formação, bem como auxilia os docentes na autogestão da sua formação e fornece elementos que contribuem com o desenvolvimento de políticas públicas sobre a formação docente. Abstract: The digital competence of professors, students, and the institution itself is a fundamental factor for technological integration in universities, regardless of the teaching modality. The need to develop this competence was even more evident with the global health crisis caused by the COVID-19 pandemic, where the academic community had to adapt, in an emergency, to the continuity of classes remotely. Thus, the general objective of the thesis is to analyze the development of Digital Competence of teachers in public and private Brazilian universities. This research embraces multiple sources of evidence, including literature, legislation, and the perception of professors and university managers. The collected data were analyzed qualitatively and quantitatively. The main results point to: i. the digital competencies of teachers that more need improvement are the same that more contribute to solving the main problems pointed out for the adaptation to remote teaching; ii. teachers who invest in continuing education have better digital competencies; iii. there was an evolution concerning teacher training after emergency remote teaching, with an increase in the number and diversity of courses, scope, and adhesion of more teachers, continuous training, institution, or improvement of training plans; iv. many courses offered by universities referred to the use of basic or traditional technological tools and were necessary for the continuity of classes remotely. However, there are still possibilities to explore other tools with other purposes of use; v. the use of Knowledge Management tools is suggested to systematize and control continuous training in digital competence, more specifically the SECI model, as it enables the conversion between types of knowledge and continuous assessment; vi. the current situation of universities differs from the ideal situation about the determining factors to develop the Digital Teaching Competence. In view of the diagnosis raised, the challenges and problems are solved with the development and stimulation of the 21 determining factors for the development of Digital Teaching Competence, based on all the activities of the Brazilian higher education teacher: teaching, research, extension and university management. Thus, the thesis contributes to the development of training plans and programs, as well as helps teachers in the self-management of their training and provides elements that contribute to the development of public policies on teacher training.
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