O universalismo constructivo de Joaquín Torres García como contraponto ao processo de modernização do Uruguai (1934-1949)
Resumo
Resumo: Este trabalho analisa a obra escrita do artista plástico Joaquín Torres García, sob a hipótese principal de que sua doutrina estética, o universalismo constructivo, apresenta compatibilidades de agenda em relação aos agentes que se contrapuseram ao processo de modernização do Uruguai, fortemente marcado pelo nacionalismo, laicização do Estado e democratização. Entre os agentes que ofereceram esse contraponto ao processo de modernização destaco a Acción Católica, grupo ligado a Igreja Católica uruguaia, através da comparação entre as revistas Tribuna Católica, desse grupo, e Circulo y Cuadrado, veículo de comunicação do grupo Asociación de Arte Constructivo, de Torres García; Ainda na seara de contrapor a obra escrita de Torres García ao processo de modernização uruguaio, observo a compatibilidade de sua teoria com o projeto de educação da Facultad de Humanidades y Ciencias, em seus primeiros anos de funcionamento, quando foi dirigida pelo iminente filósofo Carlos Vaz Ferreira. Nesse ponto, defendo que o projeto de educação da citada faculdade se apresenta como um desdobramento possível da concepção de educação legatária da obra Ariel (1900), fundadora do modernismo uruguaio, ao qual argumento que Torres García dá novo fôlego a partir da década de 1930. Trata-se de refletir sobre a ideia e o lugar da ciência no processo de disputa pela modernização uruguaia, como parte da disputa sobre o que é a ciência e o seu lugar na modernidade, como um debate aberto a diversos sentidos e que se tornava objeto de testilha relevante na construção do imaginário social de um Uruguai moderno. A perspectiva da análise está circunscrita a forma como a teoria de Torres García se aproxima e se distancia das duas questões, do modernismo e da modernização, argumentando que compartilha da noção antimoderna, em relação a versão liberal do conceito de modernização. O estudo recorreu a metodologia de análise de conteúdo como forma de captar a postura ideológica implícita na obra escrita de Torres García, destacando sua compatibilidade com o projeto social da ala da Igreja Católica uruguaia, em específico, com a ala representada pela Acción Católica, como também as possíveis compatibilidades com o arielismo, na forma como se apresentou nas diretrizes educacionais da Facultad de Humanidades y Ciencias em seus primeiros anos de funcionamento. O objetivo é identificar a ideologia subjacente ao projeto intelectual de Torres García, através da aproximação de sua obra escrita com agentes que colocavam seus interesses como orientadores na disputa pelo sentido da modernização uruguaia, em processo e aberto a possibilidades divergentes. Um aspecto importante para esse objetivo de identificar a ideologia contida na obra escrita de Torres García, foi acompanhar o debate em torno da definição do lugar da ciência e o espaço que deveria ocupar na universidade, que perpassa as contendas entre positivistas e espiritualistas na disputa pela direção da Universidad de la Republica (UdelaR). Essa questão ganha relevo pelo fato de sinalizar para a disputa pelos sentidos possíveis que a questão da modernização assumia. O recorte temporal do estudo está circunscrito pelos anos que Torres García viveu pela segunda vez em Montevidéu (1934-1949). Abstract: This work analyzes the writing of the visual artist Joaquín Torres García, under the main hypothesis that his aesthetic doctrine, the constructive universalism, presents compatibilities of agenda in relation to the agents that oppose the process of modernization of Uruguay, marked by nationalism, secularization of the State and democratization. Among the agents that offer this counterpoint to the modernization process, I highlight the Ação group linked to the Uruguayan Catholic Church, through the comparison between the magazines Tribuna Católica, of this group, and Círculo y Cuadrado, a communication vehicle of the Associação de Arte Construtiva group, from Torres Garcia; Still seeking to oppose the written work of Torres García to the Uruguayan modernization process, observing the compatibility of his theory with the education project of the Faculty of Humanities and Sciences, in its first years of operation, when it was directed by the philosopher Carlos Vaz Ferreira . Point at this point of education of the cited quote is presented as an education possible unfolding of the creation of the work Ariel (1900), founder of Uruguayan modernism, to which Torres García new breath from the 1930s. relevant primer in the construction of the social imaginary of a modern Uruguay. The perspective of the analysis is written in the way in which Torres García's theory is limited to the two issues, distance modernism and anti-modernization, arguing that it shares the notion of modernization in relation to the liberal version of the concept of modernization. The resource of content analysis methodology as a way of capturing an ideological posture implicit in the written work, highlighting its compatibility with the compatibility of the wing of the Uruguayan Catholic Church, in particular, with a social project by Acción Católica, as well as possible compatibilities with Arielism, in the way it was presented in the educational guidelines of the Facultad de Humanidades y Ciencias in its first years of operation. The objective is to identify an ideology underlying Torre García's project, through the approximation of his written work with agents who have interests as guides in the dispute for the meaning of Uruguayan modernization, in process and open to divergent possibilities. An important aspect for this objective to identify an ideology contained in the written work of Torres García was to follow the debate around the definition of the place of science and the space it should occupy in the university, which permeates the disputes between positivists and spiritualists in the dispute for direction. from the University of the Republic (UdelaR). This issue gains relevance by the fact that it signals to dispute for the possible meanings that the issue of the assumed modification. The time frame of the study is limited by the years that Torres García lived for the second time in Montevideo (1934-1949).
Collections
- Teses [113]