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dc.contributor.advisorBento, Paulo Cesar Barauce, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorPaula, Michele Teles de, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T21:52:14Z
dc.date.available2022-07-04T21:52:14Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75968
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Cesar Barauce Bentopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 23/02/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 68-85pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pandemia Covid-19 de forma geral impôs a necessidade de distanciamento social, inviabilizando a participação em programas de exercícios presenciais e uma das alternativas encontradas foram os programas de exercícios remotos em domicílio. Buscou-se investigar os efeitos de um programa online de exercícios físicos multicomponente com dupla tarefa nos aspectos funcionais e cognitivos de idosos da comunidade. Participaram de uma análise transversal 28 idosos (média de 67,64 ± 4,23 anos, e 27,60 ± 5,52 Kg/m²) de ambos os sexos. Foram alocados para o grupo exercício 10 idosos (média de 67,30±4,71 anos, 28,70±5,03 Kg/m², 9 mulheres e 1 homem), 8 idosos para o grupo controle (média de 68,75±4,86 anos, 24,63±6,34 Kg/m², 8 mulheres), e 10 para outra intervenção que não faz parte desse estudo. Foram avaliados quanto à função cognitiva (Montreal Cognitive Assessment-MoCA), capacidade funcional (Short Physical Performance Battery- SPPB, preensão manual), mobilidade funcional (Timed Up and Go-TUG simples, TUG cognitivo com contagem regressiva, custo da dupla tarefa- CDT), nível de atividade física (International Physical Activity Questionnaire-IPAQ), estado de depressão (Geriatric Depression Scale-GDS) e qualidade de vida (Short-Form Health Survey-SF-36). O programa de exercícios teve duração de 12 semanas, com três sessões semanais (60 minutos/sessão) de exercícios de aquecimento articular, equilíbrio estático e dinâmico, fortalecimento muscular, atividades de marcha, dupla tarefa e relaxamento. Para comparação entre grupos e períodos foi realizada a intenção de tratar por meio do modelo de equações de estimativas generalizadas, nível de significância p<0,05. Na análise transversal, a cognição global avaliada pelo MoCA apresentou correlação moderada e positiva com a velocidade da marcha, fraca e positiva com a pontuação total no SPPB, moderada e negativa com o TUG e TUG cognitivo. Após o programa de exercícios o Grupo Exercício apresentou melhora estatisticamente significativa para os testes de sentar e levantar 5 vezes (pré= 10,44 ± 0,89 e pós= 9,08 ± 0,62; deltaS= -1,36 ± 0,39; p= 0,003), preensão manual (pré= 23,06 ± 1,86 e pós= 25,09 ± 1,84; deltaS= 2,03 ± 0,64; p= 0,009) e atividade física total semanal (pré= 2011,0 ± 424,3 e pós= 3720,6 ± 449,8; deltaS=1709,6 ± 548,8; p= 0,01). A velocidade da marcha do Grupo Exercício alcançou o valor de pequena mudança significativa considerada clinicamente importante (pré= 1,16 ± 0,10 e pós= 1,22 ± 0,09; deltaS= 0,06). Quanto ao tempo sedentário o Grupo Exercício reduziu 33% a média (pré= 2275,5 ± 376,2 e pós= 1749,0 ± 326,7; deltaS= -526,4 ± 342,6) e o Grupo Controle aumentou em 22% (pré= 1566,2 ± 223,9 e pós= 2065,1 ± 500,6; deltaS= 498,8 ± 428,0). O aumento do comportamento sedentário está correlacionado à menor mobilidade e pior qualidade de vida, sendo necessário interromper esses longos períodos e manter os idosos ativos. Um programa de exercícios físicos associados às tarefas cognitivas parece ser fundamental para independência do idoso. No entanto mais estudos devem ser explorados para fornecer uma melhor compreensão da relação entre o treinamento físico multicomponente com dupla-tarefa e a cognição.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Covid-19 pandemic, in general, imposed the need for social distancing, making it impossible to participate in face-to-face exercise programs, and one of the alternatives was the remote programs of remote exercises at home. This study aimed to investigate the effects of an online program of multicomponent exercises with dual-task on the functional and cognitive aspects of the elderly. Participants were 28 older adults (mean age 67.64 ± 4.23 years and 27.60 ± 5.52 kg/m²) of both sexes who participated in a cross-sectional analysis. 10 of which were allocated to the Exercise Group (mean 67.30±4.71 years, 28.70±5.03 kg/m², 9 women and 1 man), 8 to the Control Group (mean 68.75 ±4.86 years, 24.63±6.34 kg/m², 8 women) and 10 for another intervention that is not part of this study. A set of tests were applied to assess the cognitive ability (Montreal Cognitive Assessment-MoCA), functional capacity (Short Physical Performance Battery-SPPB, handgrip), functional mobility (Simple Timed Up and Go-TUG, Cognitive TUG with Countdown, Dual Task Cost- CDT), physical activity level (International Physical Activity Questionnaire-IPAQ), depression status (Geriatric Depression Scale-GDS) and quality of life (ShortForm Health Survey-SF-36). The exercise program was conducted for 12 weeks, with three weekly sessions (60 min/session). Each session consisted of joint warm-up exercises, static and dynamic balance, muscle strengthening, gait activities, dual tasks, and relaxation. The intention to treat was performed using the generalized estimating equation model to compare groups and periods. The coefficient of p<0.05 was adopted to determine the significance of the data. In the cross-sectional analysis, the global cognition evaluated by the MoCA showed a moderate and positive correlation with gait speed, weak and positive with the total score in SPPB, moderate and negative with the TUG and cognitive TUG. After the exercise program, the Exercise Group showed a statistically significant improvement for the sit and stand tests 5 times (pre= 10.44 ± 0.89 and post= 9.08 ± 0.62; deltaS= -1.36 ± 0 .39; p= 0.003), handgrip (pre= 23.06 ± 1.86 and post= 25.09 ± 1.84; deltaS= 2.03 ± 0.64; p= 0.009) and total weekly physical activity (pre= 2011.0 ± 424.3 and post= 3720.6 ± 449.8; deltaS= 1709.6 ± 548.8; p= 0.01). The gait speed of the Exercise Group reached the value of small significant change considered clinically important (pre= 1.16 ± 0.10 and post= 1.22 ± 0.09; deltaS= 0.06). As for sedentary time, the Exercise Group reduced the average by 33% (pre= 2275.5 ± 376.2 and post= 1749.0 ± 326.7; deltaS= -526.4 ± 342.6) and the Control Group increased by 22% (pre= 1566.2 ± 223.9 and post= 2065.1 ± 500.6; deltaS= 498.8 ± 428.0). The increase in sedentary behavior is correlated with lower mobility and worse quality of life, making it necessary to interrupt these long periods and keep the elderly active. A physical exercise program associated with cognitive tasks seems to be fundamental for the independence of the elderly. However, more studies should be explored to understand better the relationship between dualtask multicomponent physical training and cognition.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectExercícios físicos para idosospt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleEfetividade de um programa online de exercícios físicos multicomponente com dupla tarefa nos aspectos funcionais e cognitivos de idosos da comunidadept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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