Os conteúdos ambientais em livros didáticos de geografia de 1º e 2º ciclos no ensino fundamental
Resumo
Resumo: Este estudo analisou o modo pelo qual os conteúdos ambientais têm sido veiculados nos livros didáticos de Geografia da Coleção mais utilizada nas escolas públicas municipais de Curitiba de 1º. e 2º. ciclos (1ª. a 4ª. séries) do ensino fundamental, em busca de descobrir se eles permitem o desenvolvimento da dimensão ambiental da educação escolar. Tal preocupação se justifica na medida em que os livros didáticos são uma importante referência tanto para professores quanto para alunos na (re)construção das relações entre as pessoas e delas com o meio natural, sob uma perspectiva mais respeitosa, que imprima no cotidiano práticas ligadas à sustentabilidade socioambiental. No aprofundamento da temática proposta foi consultado um referencial teórico que integra Educação, meio ambiente e Geografia, permitindo inter-relacionar as peculiaridades destas três áreas, com o intuito de dar maior sustentação a este estudo e ao recorte que ele propõe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa sob a modalidade documental, que realizou o tratamento dos dados por meio da análise de conteúdo proposta na metodologia de BARDIN (1977). Com base em mapeamento de conteúdos ambientais resultaram as seguintes categorias de análise: no âmbito conceitual - dinâmicas do meio natural, relações sociedade-meio natural e dinâmicas de sustentabilidade e, no âmbito atitudinal - desenvolvimento de atitudes de conservação e preservação do meio e conscientização para a qualidade de vida e direitos humanos. Os resultados do estudo indicam que os conteúdos ambientais presentes nos livros didáticos de Geografia, da Coleção mais utilizada na Rede Pública Municipal de Curitiba, abrangem um enfoque inicial sobre a questão ambiental e, nesse sentido, sobre a Educação Ambiental, que deve estar compreendida na Educação Geográfica; esta orientação responde às novas demandas curriculares contemporâneas que enfatizam a importância da EA na formação integral do ser humano. Todavia, existe a necessidade de aperfeiçoar nessa obra didática aspectos relativos a deficiências epistemológicas, assim como á distribuição de conteúdos ambientais dentro de cada volume e entre eles, tanto no manual do docente quanto do aluno, além da implementação de uma abordagem atitudinal na linha da sustentabilidade socioambiental. Abstract: This study aims at analyzing the manner that the mostly used 1st and 2nd cycle collection of Geography textbooks for the public school system in Curitiba brings environmental issues, in an attempt to find out whether or not they allow the development of the environmental dimension to education. Such concern is explained by the fact that textbooks are an important reference for both teachers and students in the (re) construction of relations among people and between people and the environment in a more respectful way, a way that it adds socio-environmental sustainability to everyday actions. With the attempt of deepening the proposed discussion and analysis, a theoretical reference on Education, environment and Geography was used, which allowed the possibility of investigating the overlap of these three areas and gave better support to this study and its purpose. It is a qualitative research under the documental category. The data were analyzed under the BARDIN Method (1977). Based on the mapping of environmental issues, the following analysis categories were found dynamics of the environment, natural relations societyenvironment, and dynamics of sustainability. Also, as for the attitudinal aspect, it can be mentioned the development of conservation attitudes of preservation of the environment and awareness of life quality issues and human rights. The results indicated that the environmental content in the Geography textbooks of the mostly used books in Curitiba public school system brings an initial approach to the environmental issue, and in this sense, to environmental education, which must be included in Geographical learning; this orientation corresponds to the new demands of the contemporary curricula that emphasize the importance of E.E. in the whole formation of human beings. However, there is a need to work on epistemological deficiency aspects in the textbooks, as well as the distribution of the environmental issues within each volume for both teachers' manual and students' book. Besides, there is a need for an attitudinal approach in socioenviromental sustainability.
Collections
- Teses & Dissertações [10011]