Prevalência do risco para transtornos mentais e suicídio em estudantes dos cursos superiores de medicina e de direito
Resumo
Resumo: Universitários são vulneráveis para o desenvolvimento de Transtornos Mentais (TM). De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes, 2011) 47,7% dos universitários no Brasil referiram ter vivenciado alguma crise emocional durante sua formação acadêmica, caracterizadas principalmente por Depressão (22%) e Ansiedade (70%). O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência dos principais riscos para TM e Suicídio em estudantes dos cursos de Medicina e Direito. Trata-se de estudo prospectivo de 1048estudantes da Universidade Federal do Paraná - 775 do curso de Medicina e 273 de Direito, que responderam aos instrumentos: 1) Adult Self Report-ASR e 2) WHOQOL-100. O ASR é um inventário de autoavaliação destinado à adultos de 18 a 59 anos que permite verificar aspectos do Funcionamento Adaptativo e Psicopatológico do indivíduo. Um escore igual ou acima de 70 é considerado Clínico, entre 65 e 69,Limítrofe e abaixo de 64, Normal. O WHOQOL-100 é um instrumento para avaliação de Qualidade de Vida com resultado expresso em porcentagem, variando de 0 a100%. Valores entre 0% e 25% foram considerados como Qualidade de Vida Ruim,entre 26% e 50%, Moderada, entre 51% e 75% Boa e entre 76% e 100%, Ótima. A prevalência geral de risco de TM foi de 48,7%. Um a cada dois estudantes de Medicina e de Direito apresentaram escore do ASR Clínico e 65,1% Limítrofe, com predomínio do sexo feminino e 3º ano em ambos os cursos. Os principais riscos para TM observados em nível Clínico pelo DSM-Orientado foram Problemas de Ansiedade(20,4%), Problemas de Depressão (14,7%) e Personalidade Evitativa (14,9%).Problemas Internalizantes (ASR) foram observados em 35,8% dos casos representados por Síndrome Ansiedade/Depressão (18,0%) e Isolamento (14,2%).Itens Críticos Específicos em nível Clínico tiveram elevada prevalência representados por "Dificuldade de Atenção/Concentração" (26,1%), "Obsessões" (19,9%), "Oscilação de Humor" (18,5%), "Consumir Álcool ou Ficar Bêbado" (15,5%) e "Chorar Muito"(11,2%). Comprometimento no Funcionamento-Adaptativo Geral esteve associado a todos os itens do ASR, à exceção do Uso de Álcool. Qualidade de Vida Geral Ruim ou Moderada foi encontrada em 30% dos estudantes e em 50% nos Domínios Físico e Psicológico do WHOQOL-100. A prevalência de risco de Suicídio foi de 11,5% e a presença de qualquer Problema do DSM-Orientado em nível Clínico aumentou o risco de Suicídio em 5 vezes (RR = 5,09 IC 95% = 3,47–7,47) e pelo ASR em 6,5 vezes(RR = 6,45 IC = 95% = 3,92–10,62), associado principalmente a Problemas Internalizantes, Problemas de Depressão, Problemas de Ansiedade e Personalidade Evitativa. Cerca de 50% deles apresentava de uma a três síndromes associadas. Instituições de Ensino Superior devem implementar estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e orientação terapêutica multidisciplinar a fim de garantir possibilidade de se graduar com qualidade de vida adequada e compatível com a fase de juventude. Abstract: University students are the most likely to develop Mental Disorder (MD).
According to the Brazilian National Association of Federal Institutions of Higher
Education Leaders (ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições
Federais de Ensino Superior) 47.7% of the Brazilian university students suffer some
kind of emotional crisis during their academic life, mainly depression (22%) and anxiety
(70%). The main goal of this research was to verify the preponderance of fundamental
risks of MD and suicidal behavior during the courses of Law and Medicine. The
prospective study brought together data of 1048 students of the Federal University of
Parana – Brazil, 775 majoring in medicine and the other 273 in law that responded to
the psychopathology and life quality instruments: 1) Adult self-report – ASR and 2)
WHOQOL-100). ASR is an inventory of self evaluation focused on adults from 18 to
59 years what allow to verify aspects of the individual's adaptive and
psychopathological functioning. A score above or equal to 70 is considered a Clinical
case, from 65 to 69 Borderline and below 64 Normal. The WHOQOL 100 is an
instrument to avaliate quality of life with a result expressed in percentage, ranging from
0 to 100%. Values between 0% and 25% were rated as Bad life quality, among 26%
and 50% Moderate, from 51% to 75% Good and Great quality of life were those within
76% and 100%. The general prevalence of MD risk was 48.7%. One every two
students on the case showed Clinic ASR score and 65.1% Borderline score, with the
predominance of women and of the 3rd year in both fields of study. The biggest risks
of MD observed in Clinic level for DSM-oriented were Anxiety Problems (20.4%),
Depressive Problems (14.7%) and Avoidant Personality Problems (14.9%).
Internalizing Problems (ASR) were noticed in 38.5% of the cases represented by
Anxious/Depressed Syndrome (18.0%) and Withdrawn (14.2%). Specifical Critical
Items on a Clinic level had an elevated prevalence represented by ‘’difficulties of
concentration and paying attention’’ (26%), ‘’obsessions’’ (19.9%), ‘’oscillations of
humor’’ (18.5%), ‘’drinking problems’’ (15.5%), ‘’crying a lot’’ (11.2%). Commitment on
the Adaptative Functioning in general was associated with all items of ASR, with the
exception of the alcohol consuming issue. An average or bad quality of life was
checked by 30% of the students and in 50% of physical and psychological domains of
WHOQOL-100. The prevalence risk of suicidal behaviours was of 11.5% and the
presence of any DSM-oriented problem in clinical level multiplied the risk of suicide in
5 times (OR= 5.09 IC 95%= 3.47-7.47) and for the ASR in 6,5 times (OR = 6.45
IC = 95% = 3.92–10.62), associated mainly with Internalizing Problems, Anxiety
Problems, Depressed Problems and Avoidant Personality Problems. About 50% of
them presented from one to three correlated syndromes. Superior Educations
Institutions must implement preventive strategies, early diagnosis and multidisciplinary
therapeutic orientation in order to guarantee to its students the possibility to graduate
with an adequate and compatible life quality to the youth.
Collections
- Teses [85]