Tooro Nagashi : memórias que flutuam
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a memória social produzida a partir das inflexões de lembranças, particularmente dos processos sociais que ocorrem na Festa Popular em Registro, Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, nos dias 01 e 02 de novembro, conhecida por Tooro Nagashi, expressão da língua japonesa que significa lançar lanterna. Ela tem seu nascedouro como experiência do budismo japonês e que, ao longo dos processos histórico-sociais os quais a comunidade de imigrantes e descendentes japoneses foram submetidos no Brasil, especialmente por conta da difusão do perigo amarelo e das implicações da Segunda Guerra Mundial, as mudanças ocorridas propiciaram o surgimento de uma niponicidade marcada por várias japonesidades, ou seja, formas diferentes de apreender o espírito japonês como elemento étnico, identitário e cultural. O Tooro Nagashi, festa dedicada aos ancestrais e antepassados falecidos, é lugar de encontro destas várias japonesidades, da comensalidade pública nipônica, da espiritualidade marcada pela religião japonesa, do passado enquanto história e do futuro enquanto escatologia. No primeiro capítulo busquei resgatar as narrativas da imigração enquanto lugar (topoi) de memória arqué, ou a gênese das trajetórias da diáspora nipônica em terras brasileiras, destaquei os elementos que contribuíram para o reconhecimento sociológico do grupo social em sua peculiaridade. No capítulo segundo, busquei destacar os elementos históricos que propiciaram o surgimento da festa em Registro e fundamentalmente do ponto substancial em que o tooro torna-se símbolo da convergência de tempo/espaço interpostas a realidade do instante, ou seja, passado, presente e futuro vistos sob o ponto de vista da efemeridade da vida. O capítulo terceiro é dedicado a compreensão dos processos de destruição de lembranças no contexto de ritos de saudade como cerimonias de encomendação e memoriais que, culminam apenas na preservação do nome (kaimyo) enquanto lembrança, elemento fundamental para a substância da memória. A pesquisa propõe-se a demonstrar que, em todo os processos que ocorrem durante os festejos do Tooro Nagashi, estão ocorrendo sinapses memoriais nos discursos anamnéticos, e não apenas na produção do tooro, por isso, a extensão alcançada transborda os limites do ato do lançamento das lanternas, habitando em todos os momentos da festa. Abstract: This research has as its object of study the social memory produced from the inflections of memories, particularly the social processes that occur in the Popular Festival in Registro, Vale do Ribeira, State of São Paulo, on November 1st and 2nd, known as Tooro Nagashi, a Japanese expression that means to throw a lantern. It has its origins as an experience of Japanese Buddhism and that, throughout the historicalsocial processes to which the community of Japanese immigrants and descendants were subjected in Brazil, especially due to the spread of the yellow danger and the implications of the Second World War, the The changes that took place led to the emergence of a Japanese character marked by various Japaneseities, that is, different ways of apprehending the Japanese spirit as an ethnic, identity and cultural element. Tooro Nagashi, a festival dedicated to the deceased ancestors and ancestors, is a meeting place for these various Japanese peoples, the Japanese public dinner, the spirituality marked by the Japanese religion, the past as history and the future as eschatology. In the first chapter I sought to rescue the narratives of immigration as a place (topoi) of arche memory, or the genesis of the trajectories of the Japanese diaspora in Brazilian lands, highlighting the elements that contributed to the sociological recognition of the social group in its peculiarity. In the second chapter, I sought to highlight the historical elements that led to the emergence of the party in Registro and fundamentally the substantial point where the tooro becomes a symbol of the convergence of time/space interposed to the reality of the instant, that is, past, present and future seen from the point of view of the ephemerality of life. The third chapter is dedicated to understanding the processes of destruction of memories in the context of nostalgia rites such as commissioning ceremonies and memorials that only culminate in the preservation of the name (kaimyo) as a memory, a fundamental element for the substance of memory. The research proposes to demonstrate that, in all the processes that occur during the Tooro Nagashi festivities, memorial synapses are occurring in the anamnetic discourses, and not just in the production of the tooro, therefore, the reached extension exceeds the limits of the act of launch of the lanterns, inhabiting at all times of the party.
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