A educação ambiental no contexto das relações construídas pelos educandos jovens e adultos com o Rio Barigui
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Wasilewski, Patrícia Corrêa, 1979-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta pesquisa teve como proposta analisar a educação ambiental no contexto dasrelações construídas pelos educandos jovens e adultos com o Rio Barigui.Especificamente, o universo desse estudo foram os estudantes matriculados noEnsino Médio, do CEEBJA -CIC (Centro Estadual de Educação Básica para Jovense Adultos) localizado em Curitiba/ PR. A geração de dados ocorreu com a aplicaçãode um questionário on-line construído com o auxílio da ferramenta Google Forms,que foi enviado para os alunos por meio de grupos de Whatsapp e tambémdisponibilizado na plataforma de ensino Google Classroom. O questionário foiproposto com a intenção de analisar o conhecimento sobre a realidadesocioambiental e as representações imaginárias, simbólicas e afetivas dos sujeitoseducandos com as águas do rio Barigui. O referencial de base para essa análise foia Teoria das Representações Sociais de Moscovici, Jodelet, Doise e Abric. Essesdados experienciais são indicativos das interações e significações com a água, quepodem contribuir na sua gestão e conservação. Quanto a abordagem, essa pesquisaadotou as formas qualitativa e quantitativa, algumas questões propostas aoseducandos foram objetivas e as respostas foram reunidas, traduzidas em números eanalisadas e ainda houve um momento aonde os pesquisados puderam responderabertamente sobre o passado, o presente e projetar um futuro para essas águas. Osdados revelados pelos educandos serviram de base para a construção dos produtoseducacionais resultantes dessa pesquisa, sendo esses: um tour virtual pelo rioBarigui, intitulado Rio Barigui: que rio é esse? e também a criação de um sitecontendo informações que possam ser utilizadas em práticas pedagógicas emEducação Ambiental, na escola, voltadas para a preservação dos recursos hídricos.O site foi criado a fim de abrigar o tour virtual e subsidiar contextualizações, atravésde textos, imagens e vídeos, a respeito das realidades local, regional e global daságuas, que possam ser exploradas pelas diversas áreas disciplinares que compõemo currículo do Ensino Médio. Ainda, por meio das análises foi possível concluir quemuitos educandos desconhecem a bacia hidrográfica que passa pelas regiõesaonde acessam e que também não costumam frequentar parques, reservas e outroslocais por onde passam as águas desse rio, sendo esse um motivo para exploraresses locais em ações pedagógicas voltadas as causas ambientais para que essessujeitos se sintam pertencentes ao meio. Outro aspecto notado é que a formaçãoambiental dos respondentes, seja formal ou informal, convergiu até o momento parauma abordagem mais conservadora, com foco na mudança individual ecomportamental, centrada na transmissão de conhecimentos ecologicamentecorretos, considerando o indivíduo como um recorte da realidade e anulando a suaexistência como ser social, quando distante das dimensões políticas, econômicas eculturais, o que pode representar um obstáculo para a solução dos problemasambientais que precisam ser superados. Por fim, com base na investigaçãorealizada, é possível afirmar a necessidade de atividades que envolvam o cotidianodo educando, como uma estratégia de ensino das Ciências Ambientais. O educandodeve ser levado a perceber a sua importância no processo de participação na gestãodas águas, como um mediador da transformação socioambiental. Compreender osaspectos locais que envolvem os recursos hídricos é o primeiro passo para areflexão crítica sobre a questão da água no mundo. Abstract: This research aimed to analyze environmental education in the context of therelationships built by young and adult students with the River Barigui. Specifically, theuniverse of this study was the students, enrolled in High School of the CEEBJA -CIC(State Center for Basic Education for Youth and Adults) located in Curitiba/PR. Datageneration occurred with the application of an online questionnaire built with the helpof the Google Forms tool, which was sent to students through Whatsapp groups andalso made available on the Google Classroom teaching platform. The questionnairewas proposed with the intention of analyzing the knowledge about the socioenvironmentalreality and the imaginary, symbolic and affective representations ofthe students with the waters of the Barigui River. The framework for this analysis wasthe Theory of Social Representations by Moscovici, Jodelet, Doise and Abric.Theseexperiential data are indicative of interactions and meanings with water, which cancontribute to its management and conservation. As for the approach, this researchadopted qualitative and quantitative forms, some questions proposed to the studentswere objective and the answers were gathered, translated into numbers andanalyzed and there was a moment when respondents were able to respond openlyabout the past, the present and project a future for these waters.The data revealedby the students served as the basis for the construction of educational productsresulting from this research, which are: a virtual tour on the river Barigui, entitled RioBarigui: what river is this? and also the creation of a website containing informationthat can be used in pedagogical practices in Environmental Education, at school,aimed at the preservation of water resources. The site was created in order to hostthe virtual tour and support contextualization, through texts, images and videos,about the local, regional and global realities of water, which can be explored by thevarious disciplinary areas that make up the high school curriculum. Also, through theanalyzes it was possible to conclude that many students are unaware of thewatershed that passes through the regions where they access and that they also donot usually attend parks, reserves and other places where the waters of this riverflow, which is a reason to explore these places in pedagogical actions aimed atenvironmental causes so that these subjects feel they belong to theenvironment. Another aspect noted is that the environmental education ofrespondents, whether formal or informal, has so far converged towards a moreconservative approach, focusing on individual and behavioral change, centered onthe transmission of ecologically correct knowledge, considering the individual as acutout of reality and nullifying their existence as a social being, when distant from thepolitical, economic and cultural dimensions, which can represent an obstacle to thesolution of environmental problems that need to be overcome. Finally, based on theresearch carried out, it is possible to affirm the need for activities that involve thedaily life of the student, as a teaching strategy for Environmental Sciences. Thestudent must be led to realize their importance in the process of participation in watermanagement, as a mediator of socio-environmental transformation. Understandingthe local aspects involving water resources is the first step towards critical reflectionon the issue of water in the world.
Collections
- Dissertações [101]