Otimismo e desempenho : análise linguística em companhias brasileiras de capital aberto
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Data
2013Autor
Bachmann, Ramon Kael Benassi, 1989-
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Resumo: O objetivo da pesquisa consiste em analisar a associação entre o otimismo presente nas mensagens dos gestores apresentadas nos Relatórios da Administração e o desempenho econômico-financeiro e de mercado das companhias listadas na BM&FBOVESPA de 2007 a 2011. Para atribuir graus de otimismo às mensagens dos gestores criou-se um instrumento de análise de discurso segregado nas instâncias (i) conversacional, (ii) indexical e (iii) acional e, estas, compostas por níveis de análise. Inicialmente, com o auxílio de uma professora da área linguística, atribuiu-se os graus fraco, semi-forte ou forte ao otimismo das mensagens quanto a cada nível de análise, sob a perspectiva interpretativista e hipotético-dedutiva da Análise do Discurso Crítica. Em seguida, exemplos de mensagens relacionadas a cada grau de otimismo, sob a perspectiva de cada instância linguística, foram submetidas a rodadas Delphi com especialistas de Linguística e Contabilidade de todo o Brasil, previamente selecionados. Após compilados os resultados das rodadas, as respostas dos especialistas foram utilizadas para atribuir valor (graus de otimismo) às mensagens dos gestores. Para avaliação de desempenho, utilizou-se indicadores clássicos para representar o desempenho contábil e o Q de Tobin para representar o desempenho de mercado. O cálculo destes indicadores foi viabilizado mediante coleta de dados no software Economática®. Compuseram a amostra setenta e quatro empresas listadas na BM&FBOVESPA, selecionadas pela disponibilidade de dados. Para verificar qual a associação entre o otimismo e o desempenho (contábil e de mercado) das companhias realizou-se a Análise de Dados em Painel. Os resultados exploratórios revelam indícios de que não há associação entre indicadores de liquidez e o desempenho das companhias, entretanto revelam associação direta entre o otimismo e o indicador de Rentabilidade do Ativo. Além disso, os achados revelam associação inversa entre o otimismo e a Composição do Endividamento das companhias. Em relação ao desempenho de mercado, os resultados foram de encontro ao que se esperava, revalando associação inversa entre o otimismo e o Q de Tobin. De modo geral, os resultados apontam na direção de que o gestor mostra-se confiante quando o desempenho de mercado é desfavorável, supostamente para minimizar o impacto de dados negativos frente ao mercado. Abstract: The objective of the research is to examine the association between optimism present in the messages presented in the reports of managers and directors of financial performance and market of companies listed on BM & FBOVESPA from 2007 to 2011. To assign degrees of optimism to the posts of managers created a tool for discourse analysis in segregated instances (i) conversational, (ii) and indexical (iii) ational and those composed of levels of analysis. Initially, with the aid of a teacher's language area, awarded the degrees weak, semi-strong or strong messages of optimism as each level of analysis, from the perspective of interpretive and hypothetical-deductive critical discourse analysis. Then examples of messages related to each degree of optimism, from the perspective of each linguistic instance, underwent delphi rounds with experts of linguistics and accounting from all over brazil, previously selected. After compiled the results of the rounds, the experts' responses were used to assign value (degree of optimism) messages to managers. For performance evaluation, we used the classic indicators to represent the performance accounting and tobin's q to represent the market performance. The calculation of these indicators was made possible through data collection software Economática ®. The sample consisted seventy-four companies listed on the BM & FBOVESPA, selected by data availability. To verify the association between optimism and performance (book and market) companies held the analysis of panel data. The exploratory results show evidence that there is no association between indicators of liquidity and performance of the companies, however reveal a direct association between optimism and indicator of return on assets. Furthermore, the findings show an inverse association between optimism and debt breakdown of companies. In relation to market performance, the results were against what was expected, revalando inverse association between optimism and Tobin's Q. Overall, the results point in the direction that the manager is confident when the market performance is poor, presumably to minimize the impact of negative data against the market.
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