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dc.contributor.advisorFonseca, José Wladimir Freitas da, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorMuhlmann, Larissa Rueda, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T18:19:07Z
dc.date.available2022-02-15T18:19:07Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73391
dc.descriptionOrientador: Dr. José Wladimir Freitas da Fonsecapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 03/09/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 113-121pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo objetivou analisar como a utilização do neuromarketing pode ter influência sobre os eleitores e ser um diferencial para o sucesso da campanha eleitoral, ajudando a conduzi-la e a construir a imagem do candidato, ou neutralizando e mudando a percepção dele perante o eleitorado. Estudos recentes já indicaram que determinadas estratégias de neuromarketing, aplicadas em campanhas eleitorais, podem influenciar o voto, bem como modificar o comportamento dos eleitores. Buscou-se verificar quais seriam essas principais estratégias, apresentando inicialmente uma revisão da literatura sobre as mesmas e como as neurociências contribuem para o entendimento do neuromarketing. A importância de entender o cérebro humano, a dicotomia razão/emoção e as bases da neurociência, para então aplicá-las nas campanhas eleitorais, constitui o eixo central da presente dissertação, sendo que se apresentou um estudo de caso das eleições à presidência da república, em 2018, quando a vitória do candidato Jair Bolsonaro, alicerçada em poucos recursos tradicionais, marca uma mudança na forma como vinha sendo feito o marketing eleitoral no Brasil. A pesquisa constatou que a utilização de práticas de neuromarketing têm sido facilitadoras para o êxito das campanhas e cada vez mais um diferencial competitivo na disputa pelo eleitorado, fornecendo testes complementares que, agregados a métodos já utilizados, podem oferecer mais precisão e assertividade para o engajamento do eleitorado, sendo uma aposta certa para as eleições futuras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study aimed to analyze how the use of neuromarketing can influence voters and be a differential for the success of the electoral campaign, helping to conduct it and build the candidate's image, or neutralizing and changing his perception of the candidate before the electorate. . Recent studies have already indicated that certain neuromarketing strategies, applied in electoral campaigns, can influence the vote, as well as modify the behavior of voters. We sought to verify what these main strategies would be, initially presenting a literature review on them and how neurosciences contribute to the understanding of neuromarketing. The importance of understanding the human brain, the reason/emotion dichotomy and the bases of neuroscience, to then apply them in electoral campaigns, constitutes the central axis of this dissertation, and a case study of the presidential elections of the republic was presented, in 2018, when the victory of candidate Jair Bolsonaro, based on few traditional resources, marks a change in the way electoral marketing was being done in Brazil. The survey found that the use of neuromarketing practices has been facilitating the success of campaigns and increasingly a competitive advantage in the dispute for the electorate, providing complementary tests that, added to methods already used, can offer more precision and assertiveness for engagement of the electorate, being a sure bet for future elections.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (121 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNeuromarketingpt_BR
dc.subjectMarketing políticopt_BR
dc.subjectCampanhas eleitoraispt_BR
dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.titleComo o neuromarketing pode aumentar o engajamento e a influência sobre os eleitores : o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2018pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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