• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016079P9 Programa de Pós-Graduação em Turismo
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016079P9 Programa de Pós-Graduação em Turismo
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    The past, present, and future of tourism education in Brazil in the context of COVID-19

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MATEUS JOSE ALVES PINTO.pdf (3.507Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Pinto, Mateus José Alves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação buscou discutir o passado, presente e futuro da educação superior em turismo no Brasil, levando em consideração a histórica relação mercado/academia que fez a educação do turismo surgir em diversos países e o cenário atual de massivas perdas de empregos na área ocasionadas pela pandemia da COVID-19 (2020-2021). Deste modo, a pesquisa foi dividida em objetivos específicos que representassem três períodos: o passado (pré-pandemia), o presente (o contexto da pandemia) e o futuro da educação do turismo com uma agenda até 2031. Cada um desses cenários foi escrito como um artigo acadêmico separado, pautado pela estrutura Multipaper. O primeiro artigo (passado) considerou as forças e os problemas pré-existentes na relação mercado/academia por meio da análise de 15 cursos de graduação em turismo no Brasil. Por sua vez, o segundo artigo (presente) analisou a percepção da indústria sobre as habilidades soft e hard requeridas para a formação do profissional em turismo. Finalmente, o terceiro artigo (futuro) refletiu sobre as perspectivas futuras dos cursos superiores de turismo no Brasil até 2031 por meio da análise de cenários. Dois principais tópicos foram brevemente apresentados na revisão de literatura: educação do turismo e a relação mercado/academia objetivando contextualizar o ensino superior em turismo e a sua relação com o mercado de trabalho. A dissertação utilizou uma abordagem mista, empregando métodos quantitativos e qualitativos: foram feitas análises de projetos pedagógicos de 15 cursos superiores de turismo brasileiros; análise de dados de perda de empregos e estágios na área do turismo; entrevistas com coordenadores de cursos de turismo e especialistas em educação do turismo e ensino superior; e levantamento com organizações de turismo (ex: agências de viagens e hotéis). Como resultados tem-se a apresentação de proposições teóricas sobre as forças e os problemas da relação mercado/academia nos cursos superiores de turismo (primeiro artigo); a descrição do impacto da pandemia nos empregos e estágios (segundo artigo); o mapeamento das habilidades soft e hard requeridas pelo mercado (segundo artigo); e, por fim, o delineamento de quatro possíveis cenários para o futuro da educação do turismo (terceiro artigo). Esta dissertação contribuiu para incentivar a aproximação e alinhamento dos cursos superiores de turismo com o mercado, oferecendo uma lista de habilidades que pode ser usada prontamente pelos cursos. Além disso, os quatro cenários compuseram um alicerce baseado em conhecimento para auxiliar educadores, estudantes e a indústria a cocriarem e redesenharem os currículos, tanto localmente, como no cenário nacional. Em resumo, os três estudos combinados demonstraram como é relevante desenhar currículos e desenvolver programas que consideram o mundo do turismo.
     
    Abstract: This dissertation discussed the past, present, and future of Brazilian tourism undergraduate degrees, considering the historic industry/academia relation that made tourism education emerge in several countries, in addition to the massive job losses in the area caused by the COVID-19 pandemic (2020-2021). Therefore, the research had specific objectives representing three periods: the past (pre-pandemic), present (pandemic's context), and future of tourism education with an agenda towards 2031. Each one of these scenarios were written as a separate academic paper, based on the Thesis by Published Work structure. The first paper (past) considered the pre-existing strengths and problems of the industry/academia relation by analyzing 15 tourism undergraduate degrees in Brazil. In turn, the second paper (present) analyzed the industry's perception of the soft and hard skills required for the education of tourism professionals. Finally, the third paper (future) reflected on the Brazilian undergraduate tourism degrees' futures perspectives towards 2031 through scenario analysis. Two main topics were briefly presented in the literature review: tourism education and the industry/academia relation, aiming to contextualize tourism higher education and its relationship with the labor market. The dissertation used a mixed approach, deploying quantitative and qualitative methods. In general, data collection analyzed 15 curricula from Brazilian undergraduate degrees, plus data on the loss of tourism jobs and internship. Furthermore, the author conducted interviews with program coordinators and experts in tourism education and higher education, in addition to surveying tourism organizations (e.g., travel agencies and hotels). The results established theoretical propositions about the strengths and problems in the industry/academia relation of tourism undergraduate degrees in Brazil (first paper). Secondly, it described the pandemic's impact on tourism-related jobs and internships (second paper). Moreover, it mapped the soft and hard skills required by the tourism industry (second paper). Finally, the last paper outlined four possible scenarios for the future of tourism education (third paper). This dissertation contributed to encourage the approximation and alignment of tourism undergraduate degrees with the industry, better connecting the labor market and the university. Additionally, it presented a list of skills that tourism programs can readily use. Lastly, the four scenarios composed a knowledge-based foundation to help educators, students, and the industry co-create and re-design curricula locally and nationally. In summary, the three studies combined demonstrated how relevant it is to design curricula and develop programs that consider the world of tourism.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72815
    Collections
    • Dissertações [97]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • A participação plural no desenvolvimento do turismo de Curitiba/PR 

      Kaizer, Éverton Felipe (2022)
      Resumo: O turismo constitui-se como um fenômeno que possui vasto potencial para o desenvolvimento. No entanto, ele também pode gerar consequências negativas se não houver o planejamento efetivo, além de uma eficiente gestão ...
    • Educação superior em turismo na UFPR : perspectivas genealógicas e profissionais 

      Varandas, Beatriz (2024)
      Resumo: O início da educação superior em turismo no Brasil formalizou-se na década de 1970, onde após movimentações políticas para a regularização da atividade turística demonstrou a necessidade de profissionais qualificados ...
    • Turismo e desenvolvimento local : um estudo dos fatores endógenos e seu papel no desenvolvimento do turismo no município de Piraquara - PR 

      Dominoni, Tarsila, 1982- (2019)
      Resumo: Este trabalho apresenta uma avaliação da interferência dos fatores endógenos no desenvolvimento do turismo no município de Piraquara (Paraná, Brasil) no que tange aos princípios de desenvolvimento local. A região ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV