Análise e tomada de decisão na escolha do modal de transporte com base em nível de serviço
Resumo
Resumo: Devido aos altos custos de transporte e ao baixo nível de serviço, ocasionados pela deficiência da infraestrutura, há anos são discutidas alternativas logísticas para a otimização da matriz de transportes brasileira. Diante da necessidade de melhorias da qualidade e da eficiência do sistema de transportes para atender as expectativas do crescimento econômico, é fundamental desenvolver estudos que auxiliem a definição de prioridades de investimentos, visando ao equilíbrio econômico e social do Brasil. Esta pesquisa procurou identificar e quantificar os fatores fundamentais para a elaboração de um comparativo da Qualidade de Serviço (QS) de modais de transporte, fundamentados no conceito de nível de serviço para a tomada de decisão. Para atingir os resultados, além das revisões sistemáticas de literatura, foi desenvolvida uma análise por meio da identificação de fatores que compõem o "custo de transporte" e o "nível de serviço", vinculado à pesquisas junto a especialistas no embasamento do método AHP para atribuição de pesos aos fatores identificados. Por fim, foram apresentados os equacionamentos para o cálculo da Qualidade de Serviço (QS) para os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário. Abstract: Due to the high transport costs and the low level of service, caused by the deficiency of the infrastructure, logistic alternatives for the optimization of the Brazilian transport matrix have been discussed for years. In view of the need to improve the quality and efficiency of the transport system to meet the expectations of economic growth, it is essential to develop studies that assist in the definition of investment priorities, aiming at the economic and social balance of Brazil. This research will seek to identify and quantify the fundamental factors for the elaboration of a comparative model of transport modes, based on the concept of service level for decision making. To achieve the results, in addition to systematic literature reviews, a model was developed through the identification of factors that make up the "transport cost" and the "service level", linked to research with specialists on the basis of the AHP method for assigning weights to the identified factors. Finally, the equations for the calculation of Quality of Service (QS) for road, rail and waterway modes are presented.
Collections
- Dissertações [127]