• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    dissertação_CarinWagner_2006.pdf (629.3Kb)
    Data
    2006
    Autor
    Rauth, Carin Wagner
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Os constantes avanços tecnológicos e a forte presença dos meios de comunicação de massa nas sociedades ocidentais transformam cada vez mais a cultura de cada uma delas. Cultura esta que produz sentidos, ensina formas de ser, agir e se comportar, organizando a sociedade para que ela se reconheça pelo consumo e siga a sua lógica. Neste cenário, a escola precisa se transformar, passando a ter um papel importante não apenas como espaço onde se dá a educação, mas também como lugar de reflexão e mediação sobre as transformações da sociedade, principalmente no Brasil, país em que a comunicação é o pilar mais forte da cultura. O propósito deste trabalho é compreender os sentidos produzidos por jovens curitibanos, especificamente na sua relação com o programa de rádio Pânico, procurando entender o que pensam sobre ele, o que materializam, o que aprendem com ele, etc... Para isto, foi realizada uma pesquisa com uma turma de alunos do último ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Curitiba. Os alunos responderam dois questionários (com perguntas gerais sobre seus hábitos culturais e perguntas específicas sobre o rádio e o programa em questão) além de responderem a uma entrevista. O embasamento teórico se pauta em autores que estudam a relação educação e comunicação, a recepção, os estudos culturais e as práticas escolares.
     
    Abstract: Constant technological progress and the strength of mass media communication in western societies constantly change their cultural organization. This organization is now composed so as to produce meaning, teach how to behave, how to react and how to be, in such a way that the society can recognize itself in consumption and follow this logic. According to this scenario, school needs to be transformed, playing a more important role not only as a place where education is passed on, but also as a place of mediation and analysis of society's change. This is especially important in Brazil, where media communication is the strongest building block of culture. The aim of this work is to understand how young teenagers from Curitiba produce sense in their understanding of a radio program called "Panico", trying to understand what they think about it, how they materialize it, what they have learnt from it, etc. In order to do this, research has been done with a class of the last year of the school system in a public school from Curitiba. Students answered two questionnaires (one with general questions about their cultural habits and another one with specific questions about the mentioned radio program). They have also done an interview. The theoretical background is based on authors that studied the relationship between education and communication, reception, cultural studies and school practice.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/7253
    Collections
    • Teses & Dissertações [10541]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV