Turismo esportivo : a estruturação do Futbol Club Barcelona como atrativo turístico da cidade de Barcelona
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Data
2021Autor
Oliveira, Jonathan Rocha de, 1995-
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Resumo: O Futbol Club Barcelona é um atrativo turístico destacado no setor do turismo esportivo e um dos principais pontos turísticos do destino de Barcelona. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo investigar, descrever e analisar, as dinâmicas, a construção e a consolidação do Futbol Club Barcelona como um atrativo turístico protagonista da cidade de Barcelona, bem como as suas implicações e possíveis contribuições para os setores do turismo e do esporte (especialmente o nicho do turismo futebolístico). Para alcançar o objetivo estabelecido, adotou-se a metodologia Multipaper (também conhecida como PhP by Publication), pois, esta permite a formatação de teses e dissertações composta por uma seção de introdução, um compilado de artigos científicos vinculados ao objetivo central (fio condutor) do projeto e, por último, uma conclusão – articulando as correlações dos artigos com o fio condutor. Foram elaborados cinco artigos e a temática de cada um deles correspondeu a um objetivo específico desta pesquisa. A adoção deste formato foi fundamental para atender as demandas do PPGEDF-UFPR, que segue a exigente lógica de produção científica imposta pela CAPES, e atingir o objetivo geral desta dissertação. O primeiro artigo, buscou entender os pressupostos teóricos da literatura e como tratar o objeto de estudo adequadamente, bem como fornecer fundamentações para novas pesquisas. Já o segundo artigo, caracterizou-se por revisar as produções específicas sobre o Futbol Club Barcelona e coletar materiais e dados mais específicos sobre os serviços turísticos do clube. No terceiro artigo, retratou-se a evolução do museu e do tour pelo estádio desde a sua inauguração, bem como a estrutura organizacional do clube para atender a sua alta demanda turística. O quarto artigo investigou os impactos sociais e econômicos do atrativo turístico para a comunidade local e como estão estabelecidas as relações comerciais do atrativo (com a DMO local, outros clubes e empresas). O último artigo desvelou os efeitos causados pela pandemia no atrativo turístico pesquisado e ainda ofereceu perspectivas de recuperação para o nicho do turismo futebolístico. Em síntese, o Camp Nou Experience tem se caracterizado por ser um espaço de entretenimento cultural e turístico que, com o futebol como principal destaque, utiliza tecnologias e memória para atrair um público de visitantes cada vez mais amplo e diversificado. A gestão do atrativo turístico tem adotado medidas e um plano estratégico eficiente para organizar a sua estrutura, oferta, relações sociais e comerciais, e se adaptar as novas tendências e exigências do nicho do turismo futebolístico. Nesta esteira, o museu do clube tem se desenvolvido exponencialmente nos últimos anos e elevou o seu status, posicionando-se como o principal museu de um clube de futebol e em condições de ser comparado a museus de outros segmentos (arte, cultura e história) sobretudo pelo crescente número anual de visitantes. Abstract: The Futbol Club Barcelona is a relevant tourist attraction to the sports tourism segment and one of the most important touristic points of the Barcelona destination. This study aimed to investigate, describe and analyze the dynamics, structure, and consolidation of the Futbol Club Barcelona as a major tourist attraction of the Barcelona city as well as its implications e possible contributions to the sport (especially the football niche) and tourism sectors. It was adopted the Multipaper methodology (also known as PhP by Publication), which allows dissertations and thesis composed by an introduction section, articles linked to the central goal of this project, and a conclusion correlating the articles’ findings to the central dissertation’s goal. Five articles were made and each one of them corresponded the specific goals of this project. The adoption of this format was crucial to meet the PPGEDF-UFPR’s demands, which follows the production logic imposed by CAPES and meet the goals of this study. The first article aimed to understand the theoretical framework of the literature and how to deal with the study’s object properly, and also to provide foundations to new studies. The second reviewed the scientific Productions regarding the Futbol Club Barcelona, seeking to gather materials and data of the club’s tourist services. The third article showed the evolution of the museum and stadium since its opening, as well as the organizational structure to deal with its high touristic demand. The fourth article, named investigated the social and economic impacts of the tourist attraction to the local community and how is it established the commercial relations of the attraction (DMO, Other football clubs, and companies). The last article revealed the effects caused by the COVID-19 pandemic into the tourist attractions and offered recovery perspectives to the football tourism niche. To summarize, the Camp Nou Experience has been characterized as a cultural and tourist entertaining space, with football as the main point, used Technologies and memories to attract a diverse and bigger visitor’s profile. The management of the attraction adopted measures and also an efficient strategic plan to organize its structure, services, social and commercial relations, and for adapting itself to the new trends of the football tourism niche. The Club’s Museum has been developing rapidly in recent years and increased its status, and became the main museum of a football club presenting conditions for being compared to the museum from other segments (arts, culture, and history), especially due to the increasing annual number of visitors.
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