Desafios de implementação das normas internacionais de contabilidade na educação contábil nas universidades estaduais públicas do Paraná
Date
2021Author
Sirino, Pedro Tayllison Machado, 1996-
Metadata
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Contabilidade - NormasContabilidade - Estudo e ensino
Paraná
Ciências Contábeis
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Dissertação DigitalAbstract
Resumo: Os desafios de se preparar adequadamente contadores para atuarem num ambiente influenciado pelas Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), depois da aprovação da Lei 11.638/2007, que trata do processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade no Brasil. Esta pesquisa pautou-se no exposto pela Resolução CNE/CES 10/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, quanto a necessidade das matrizes curriculares destes cursos abarcarem conhecimentos sobre as IFRS, com vistas à formação de profissionais para área contábil capazes de atuarem em um mercado globalizado. O presente estudo tem como objetivo identificar nas Universidades Estaduais públicas do Paraná (UEL, UEM, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO e UNIOESTE), se os Cursos de Ciências Contábeis abarcam disciplinas específicas sobre as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), que regem o exercício profissional dos contadores. Trata-se de um estudo quanto aos procedimentos Multicaso, entende- se que cada universidade representa um caso específico, mesmo àquelas vinculadas a um mesmo mantenedor, o governo do estado do Paraná, como no caso das IES objeto deste estudo. A pesquisa caracteriza-se quanto aos objetivos como descritiva e exploratória, realizada por meio de análise documental e, quanto ao problema de pesquisa, é qualitativa. Os resultados dos achados desta pesquisa estão na verificação sobre os Cursos, demonstrando: a existência de quinze cursos; a oferta de 1.110 vagas anuais; e as informações divulgadas nos sítios eletrônicos destas IES públicas do Paraná. Em relação ao foco da pesquisa, identifica-se a oferta da disciplina de Contabilidade Internacional, pela maioria destas universidades, em sua matriz curricular do período estudado. No entanto, apenas uma dentre as IES públicas estaduais do Paraná oferta tal disciplina de Contabilidade Internacional (como optativa), em sua matriz curricular vigente, a UEPG. Também foram analisados nos PPCs vigentes, se as ementas de disciplinas de contabilidade contemplam conteúdos sobre IFRS, foi constatado tais conteúdos em oito, dentre os quinze cursos ofertados. Conclui- se que o desafio da educação contábil do ensino de conhecimentos sobre as IFRS é relevante para inserção de saberes sobre as Normas Internacionais de Contabilidade na formação dos contadores. Conforme previsto, em 2004, pelas DCNs, e em 2017, pela proposta de matriz curricular para Cursos de Ciências Contábeis, elaborada pelo Conselho Federal de Contabilidade e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação. Abstract: The challenges of adequately preparing accountants to work in an environment influenced by International Accounting Standards (IFRS), after the approval of Law 11.638 / 2007, which deals with the process of adopting International Accounting Standards in Brazil. This research was guided by the ex-post by Resolution CNE / CES 10/2004, which instituted the National Curricular Guidelines (DCNs) of the Bachelor's Degree in Accounting Sciences, regarding the need for the curricular matrices of these courses to include knowledge about the IFRS, with a view to training professionals in the accounting area capable of operating in a globalized market. The present study aims to identify in the public State Universities of Paraná (UEL, UEM, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO and UNIOESTE), if the Accounting Sciences Courses cover specific disciplines on the International Accounting Standards (IFRS), that govern the professional practice of accountants. It is a study regarding the Multi-case procedures, it is understood that each university represents a specific case, even those linked to the same maintainer, the government of the state of Paraná, as in the case of the HEIs object of this study. The research is characterized as to the objectives as descriptive and exploratory, carried out by means of documentary analysis and, as to the research problem, it is qualitative. The results of the findings of this research are in the verification about the Courses, demonstrating: the existence of fifteen courses; the offer of 1,110 annual vacancies; and the information published on the websites of these public HEIs in Paraná. In relation to the focus of the research, the offer of the discipline of International Accounting, by the majority of these universities, is identified in their curricular matrix of the studied period. However, only one of the state public HEIs in Paraná offers such an International Accounting discipline (as optional), in its current curricular matrix, UEPG. It was also analyzed in the current PPCs, if the menus of accounting disciplines include contents about IFRS, it was found such content in eight, among the fifteen courses offered. We conclude that the challenge of accounting education in teaching knowledge about IFRS is relevant for the insertion of knowledge about International Accounting Standards in the training of accountants. As foreseen, in 2004, by the DCNs, and in 2017, by the proposed curriculum matrix for Accounting Sciences Courses, prepared by the Federal Accounting Council and in line with the National Curriculum Guidelines of the Ministry of Education.
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