Dois ensaios empíricos sobre spatial mismatch para a Região Metropolitana de Curitiba
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Silva, Luiz Pedro Couto Santos, 1992-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A investigação da Hipótese de Mismatch Espacial tem sido de grande interesse nos estudos urbanos que buscam entender as consequências socioeconômicas do intenso crescimento de regiões metropolitanas ao longo do século XX. A Região Metropolitana de Curitiba é referenciada como um bom exemplo de formação e integração de espaço urbano na América do Sul, devido a sua longa experiência na adoção de políticas de Desenvolvimento Orientado ao Trânsito (TOD), visando o planejamento e controle do crescimento urbano na cidade e no espaço metropolitano. Diante da escassez de análises empíricas sobre implicações dessa consolidação urbana, o presente estudo buscou quantificar algumas das suas consequências em aspectos relacionados ao bem estar dos seus moradores por meio de observações de magnitudes de Mismatch Espacial, em dois ensaios que utilizaram dados da Pesquisa Origem Destino para informações socioeconômicas de viagens terrestres, RAIS para informações sobre o emprego formal, e Instituto de Águas e Terras do Paraná para informações geográficas. O primeiro ensaio fez uma análise da configuração espacial da RM de Curitiba relacionada a distribuição de residências e empregos, e por meio de um índice de dissimilaridade, computou a equidade na distribuição espacial do acesso ao local de emprego a partir do local de residência em até uma hora. O segundo ensaio fez uma análise de efeitos de aglomeração econômica nos salários dos residentes desta região por meio de índices de acessibilidade a oportunidades de empregos formais, em modelos econométricos de dois estágios. Os resultados indicam a existência de Mismatch Espacial para esta região de forma moderada, tanto na ótica da equidade em acesso ao local de trabalho, quanto nos efeitos dos índices de acessibilidade a oportunidades de emprego nos salários, podendo estar relacionados à uma eficácia em políticas de ocupação de uso do solo e de integração da infraestrutura de transporte ou, de forma não excludente, à escala dos efeitos de aglomeração econômica desta região. Abstract: The investigation of the Spatial Mismatch Hypothesis has been of great interest in urban studies that aim to understand the economic and social consequences of the growth in metropolitan regions throughout the 20th century. The Metropolitan Region of Curitiba is well referred as an example of formation and integration of its urban space in South America, due to its long experience in adopting Transit Oriented Development (TOD) policies focused on traffic, training, planning and controls of urban growth in the city and in the metropolitan space. In view of the scarcity of empirical analyzes on the implications of this urban consolidation, the present study aims to quantify some of its consequences in aspects related to the well-being of its residents by analyzing the magnitudes of Spatial Mismatch, in two essays that used data from a Destin-Orign Survey for socioeconomic information on land travel, RAIS for information on formal employment, and Instituto de Águas e Terras do Paraná for geographic information. The first essay made an analysis of the spatial configuration of the MR of Curitiba related to the distribution of homes and jobs, and using a dissimilarity index, computed the spatial equity of access to the place of employment from the place of residence in up to one hour. The second essay made an analysis of the effects of economic agglomeration on the wages of residents of this region through accessibility indices to formal job opportunities, in two-stage econometric models. The results indicate the existence of Spatial Mismatch for this region in moderate magnitudes, both from the perspective of equity in access to the workplace, as well as in the effects of accessibility indices to employment opportunities on wages, which may be related to an effectiveness in urban policies, such as occupation of land use and integration of transport infrastructure or, in a non-exclusive way, at the scale of the effects of economic agglomeration in this region.
Collections
- Dissertações [344]