Reflexos da maternidade : a relação ente o ensino infantil e o trabalho da mulher
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Data
2021Autor
Rosa, Maria Victoria Garcia, 1995-
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Resumo: A divisão desigual do trabalho dentro das famílias impõe responsabilidades às mulheres que se refletem em penalidades no mercado de trabalho. A maternidade tende a reforçar essas desigualdades, trazendo consequências sobre as taxas de participação no mercado de trabalho, o desemprego e os salários. Nesse contexto, o presente trabalho busca analisar a relação entre a maternidade e o cuidado dos filhos com a participação das mulheres no mercado de trabalho. Considerando o acesso a creches e pré-escolas um fator que contribui para a redução do trabalho doméstico feminino e que ajuda a promover a redução das desigualdades entre as demandas de trabalho doméstico e trabalho remunerado, o objetivo do trabalho é investigar os efeitos de possuir os filhos em creches ou pré-escolas para mulheres que possuem dependentes de zero a seis anos, no que tange a probabilidade de realizar afazeres domésticos, o tempo gasto em tais afazeres, a probabilidade de participar do mercado de trabalho, de estar desempregada, de possuir um emprego formal, os efeitos sobre o tempo gasto no mercado de trabalho e sobre o salário hora. Usando dados da PNAD (2011 a 2015) e aplicando o método de Propensity Score Matching para uma série de modelos (Mínimos Quadrados Ordinários, Logit e Logit Sequencial), os resultados obtidos indicam que as mulheres que possuem filhos frequentando o ensino infantil têm maior de probabilidade de realizar afazeres domésticos mas gastam menos tempo em tais atividades, possuem maior probabilidade de participação no mercado de trabalho, menor de probabilidade de estarem desempregadas, maior probabilidade de serem empregadas formais, alocam mais tempo no trabalho remunerado e recebem um salário hora maior se já estiverem inseridas em ocupações formais. Muito embora os resultados apontem que a frequência dos filhos em creches e pré-escolas tenha consequências nas diversas etapas com que as mulheres se defrontam, pode-se dizer que a maior barreira está na decisão de entrar ou não no mercado de trabalho. Abstract: The unequal division of labor within families imposes responsibilities on women that reflects on penalties in the labor market. Motherhood tends to reinforce these inequalities, with consequences for labor market participation rates, unemployment and wages. In this context, the present study seeks to analyze the relationship between motherhood and childcare with the participation of women in the labor market. Assuming access to daycare centers or preschools is a factor that contributes to the reduction of female domestic work and that helps to promote the reduction of inequalities between the demands of domestic work and paid work, the objective of the work is to investigate the effects of having children in daycare centers or preschools for women who have dependents from zero to six years old, regarding the probability of doing household chores, the time spent on such chores, the probability of participating in the labor market, being unemployed, having formal employment, the effects on time spent in the labor market and hourly wages. Using PNAD data (2011 to 2015) and applying the textit Propensity Score Matching method to a series of models (Ordinary Least Squares, Logit and Sequential Logit), the results requested that women who have attended higher education of probability of doing household chores but spend less time on such activities, are more likely to participate in the labor market, less likely to be unemployed, more likely to be formally employed, allocate more time they have in paid work and a higher hourly wage is left if already launched inserted in formal occupations. Although the results pointed out that the frequency of children in daycare centers and preschools has consequences for the different stages that women face, it can be said that the biggest barrier is in the decision to enter the labor market or not.
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