Educação superior em turismo e as inteligências múltiplas : um estudo sobre pessoas com indicadores de altas habilidades/superdotação
Abstract
Resumo: Este estudo apresenta uma pesquisa inovadora na Educação Superior em Turismo uma vez que aborda a formação do turismólogo sob a perspectiva do discente, suas habilidades e talentos. É peculiar também enquanto pesquisa sobre superdotados adultos no Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou técnicas mistas para coleta de dados, desde questionário com escala de autopercepção, perguntas semiestruturadas, seguidas de entrevistas. Seu objeto de pesquisa é a prospectiva profissiográfica para o turismólogo na educação superior em turismo. O estudo escolheu por objetivo geral apurar a presença de pessoas com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), agregada a explorar possibilidades de convergência entre talentos potenciais do grupo global de alunos e a intenção de campo de atuação do futuro turismólogo, com base na teoria das Inteligências Múltiplas. Teve o recorte de pesquisa representado pelos alunos que enceraram o segundo período do curso em dezembro de 2016. O resultado trouxe indicadores da presença de AH/SD, denunciando, porém, que o tema é incipiente dentro do universo pesquisado, ainda que na história de vida dos entrevistados seja uma trajetória que se aproxima das narradas pelos sujeitos de potencial elevado, reforçando a invisibilidade de talentos. Constatou-se que, na busca pela autorrealização profissional, há grande incidência de o discente se experimentar em mais de uma graduação, por vezes evadindo-se do curso que frequenta. Evidenciou-se ainda, que há anseio no sujeito por mecanismos para conhecimento e gestão de talentos pessoais, bem como por suporte para identificar seu próprio potencial. Todavia, não havendo esse recurso, pode ser comum que ele desacredite de suas próprias habilidades. Este estudo não se encerra aqui, mas conclui-se revelando a inegável e urgente necessidade de uma reflexão sobre a importância de uma educação integrativa, acolhedora e que valorize as habilidades pessoais na formação de profissionais do turismo que no futuro trabalharão com o sonho e a felicidade de seus clientes. Abstract: This study presents an innovative research in Higher Education in Tourism as it addresses the training of tourism professionals from the perspective of the student, their skills and talents. It is also peculiar, while researching gifted adults in Brazil. It is a qualitative study, which used mixed techniques for data collection, from a questionnaire with a self-perception scale, semi-structured questions, followed by interviews. Its research object is the prospective professional for the tourist in higher education in tourism. The study chose, as a general objective, to verify the presence of people with indicators of High Skills / Giftedness (AH / SD) in the graduation in Tourism at the Federal University of Paraná (UFPR), followed by a survey as to the possibility of convergence between potential talents of the global group of students and the intention of the field of action of the future tourism expert, based on the theory of Multiple Intelligences. There was a cut of research represented by the students who ended the second period of the course in December 2016. The result brought indicators of the presence of AH / SD, denouncing, however, that the theme is incipient within the universe researched, even in the history of interviewees' lives is a trajectory that approaches those narrated by high potential subjects, reinforcing the invisibility of talents. It was found that, in the search for professional self-realization, there is a high incidence of the student experiencing himself in more than one degree, sometimes avoiding the course he attends. It was also evident that there is a longing in the subject for mechanisms for knowledge and management of personal talents, as well as for support to identify his own potential. However, if there is no such resource, it may be common for him to discredit his own abilities. This study does not end here, but concludes by revealing the undeniable and urgent need for reflection on the importance of an integrative, welcoming education that values personal skills in the training of tourism professionals who will work with the dream and the future in the future. your customers' happiness.
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