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dc.contributor.authorFidelis, Débora de Farias, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherFloriano Machado, Valéria, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-04T20:04:07Z
dc.date.available2021-08-04T20:04:07Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71355
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Valéria Floriano Machadopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 18/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 107-114pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve o intuito de suscitar análises e questionamentos relacionados à temática de gênero e sexualidade dentro das escolas. Com base no recrudescimento das visões pejorativas sobre as identidades LGBTs, esse trabalho tentou compreender, a partir de uma abordagem interseccional, as convergências e divergências em relação a visão normativa de gênero, e como ela afeta o processo de educação escolarizado. Visamos com tal pesquisa que perpassa as discussões de gênero e sexualidade, e conjugamos com raça e classe, 1) Compreender como o tema da diversidade sexual é colocado dentro de uma escola da periferia de Curitiba; 2) Entender as percepções de estudantes em geral, estudantes LGBTs e pessoas envolvidas com a instituição escolar sobre como o tema é abordado e percebido por eles dentro desse ambiente,3) Elaborar uma intervenção didático- pedagógica interseccional sobre a temática. Palavras - chaves:; Ensino de Sociologia; Interseccionalidade e escola; Profsocio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work had the intention to raise analyzes and questions related to the theme of gender and sexuality within schools. Based on the resurgence of pejorative views on LGBTQIA+ identities, this work tried to understand, from an intersectional perspective, the convergences and divergences in relation to the normative gender view, and how it affects the school education process. We aim with such research that permeates the discussions of gender and sexuality combine with race and class, 1) Understand how the theme of sexual diversity is placed within a school on the outskirts of Curitiba; 2) Understand the perceptions of students in general, LGBTs students and people involved with the school institution on how the theme is approached and perceived by them within this environment, 3) Develop an intersectional didacticpedagogical intervention on the theme. Key words: Sociology teaching; Intersectionality and school; Profsocio.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (136 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRelações etnicaspt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleE se a professora fosse sapatão? : uma abordagem interseccional sobre gênero, sexualidade, raça e classe na escolapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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