• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    E se a professora fosse sapatão? : uma abordagem interseccional sobre gênero, sexualidade, raça e classe na escola

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - DEBORA DE FARIAS FIDELIS.pdf (2.802Mb)
    Date
    2020
    Author
    Fidelis, Débora de Farias, 1994-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Sociologia - Estudo e ensino
    Relações etnicas
    Identidade de gênero
    Sociologia
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: O presente trabalho teve o intuito de suscitar análises e questionamentos relacionados à temática de gênero e sexualidade dentro das escolas. Com base no recrudescimento das visões pejorativas sobre as identidades LGBTs, esse trabalho tentou compreender, a partir de uma abordagem interseccional, as convergências e divergências em relação a visão normativa de gênero, e como ela afeta o processo de educação escolarizado. Visamos com tal pesquisa que perpassa as discussões de gênero e sexualidade, e conjugamos com raça e classe, 1) Compreender como o tema da diversidade sexual é colocado dentro de uma escola da periferia de Curitiba; 2) Entender as percepções de estudantes em geral, estudantes LGBTs e pessoas envolvidas com a instituição escolar sobre como o tema é abordado e percebido por eles dentro desse ambiente,3) Elaborar uma intervenção didático- pedagógica interseccional sobre a temática. Palavras - chaves:; Ensino de Sociologia; Interseccionalidade e escola; Profsocio.
     
    Abstract: The present work had the intention to raise analyzes and questions related to the theme of gender and sexuality within schools. Based on the resurgence of pejorative views on LGBTQIA+ identities, this work tried to understand, from an intersectional perspective, the convergences and divergences in relation to the normative gender view, and how it affects the school education process. We aim with such research that permeates the discussions of gender and sexuality combine with race and class, 1) Understand how the theme of sexual diversity is placed within a school on the outskirts of Curitiba; 2) Understand the perceptions of students in general, LGBTs students and people involved with the school institution on how the theme is approached and perceived by them within this environment, 3) Develop an intersectional didacticpedagogical intervention on the theme. Key words: Sociology teaching; Intersectionality and school; Profsocio.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71355
    Collections
    • Dissertações [14]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV