Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia
View/ Open
Date
2020Author
Almeida, Gilmar de, 1970-
Metadata
Show full item recordSubject
Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)Aprendizagem centrada no aluno
Método de projeto de ensino
Sociologia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: Este trabalho é uma proposta de intervenção didático-pedagógica. Tem por escopo analisar a trajetória do ensino da Sociologia, a partir das lutas sociais pela institucionalização e manutenção do seu conteúdo na grade curricular do Ensino Médio, compreender e evidenciar oportunidades e possibilidades para a abordagem dos conteúdos da Sociologia no contexto das abruptas e rápidas transformações políticas e sociais acontecendo na contemporaneidade, e ainda, elaborar e apresentar uma proposta de intervenção didático-pedagógica sobre a temática. Na primeira parte apresenta-se a presença oscilante da Sociologia nas grades curriculares do Ensino Médio, enquanto disciplina obrigatória formal por força de documentos oficiais e discute-se a Sociologia no contexto da reforma do Ensino Médio de 2017/2018 e se propõe a Sociologia para a ação, a Sociologia centrada no aluno, o ensino da Sociologia para o fazer na prática e na vivência e continuação da experiência de vida do aluno. A segunda parte trata-se do ensino da Sociologia a partir dos desdobramentos do "novo" Ensino Médio e propõe uma Sociologia, também, "nova" e desafiadora, a Sociologia na perspectiva da pedagogia de projeto. Palavras-chave: Ensino, Reforma, Sociologia, Projeto. Abstract: This work is a didactic-pedagogical intervention proposal. Its scope is to analyze the trajectory of Sociology teaching, based on social struggles for the institutionalization and maintenance of its content in the High School curriculum, to understand and highlight opportunities and possibilities for addressing the contents of Sociology in the context of abrupt and rapid transformations political and social events taking place in the contemporary world, as well as to elaborate and present a didactic-pedagogical intervention proposal on the theme. In the first part, the oscillating presence of Sociology is presented in the curricula of high school, as a formal mandatory subject by virtue of official documents, and Sociology is discussed in the context of the 2017/2018 High School reform and Sociology is proposed for action, Sociology centered on the student, the teaching of Sociology to do it in practice and in the experience and continuation of the student's life experience. The second part deals with the teaching of Sociology from the unfolding of the "new" High School and proposes a Sociology, also, "new" and challenging, Sociology in the perspective of project pedagogy. Palavras-chave: Teaching, Reform, Sociology, Project.
Collections
- Dissertações [18]