Narcisismo en redes sociales y conductas de procrastinación académica en la posgraduación stricto sensu del área de negócios
Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre a intensidade do narcisismo evidenciada nas redes sociais e os motivos de procrastinação acadêmica de alunos brasileiros de graduação stricto sensu da área de negócios. Para o qual foram utilizados um Questionário de Percepções sobre a Intensidade do Narcisismo Virtual e uma Escala de Motivos de Procrastinação Acadêmica adaptadas aos objetivos deste estudo. Procedimentos metodológicos para garantir a validação interna e externa dos instrumentos desta pesquisa foram utilizados com o máximo rigor. A pesquisa foi registrada no Comitê de Ética e Pesquisa da Plataforma Brasil sob o número CAAE: 36015120.8.0000.010. A amostra foi composta por 605 alunos de mestrado e doutorado que cursam pós-graduação stricto sensu na área de negócios em diferentes universidades brasileiras. Os dados foram analisados por meio da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Correlação de Spearman. Dentre os resultados encontrados, percebeu que alunos de mestrado apresentam maiores índices de narcisismo virtual, em relação aos alunos de doutorado. O segundo instrumento, Escala de Motivos de Procrastinação Acadêmica, mostrou que os alunos de doutorado tendem a procrastinar mais nas atividades típicas da primeira fase do curso "Estudar Disciplinas para Obter Créditos" quando comparados aos alunos de mestrado que estão na mesma fase. De forma contrária, na segunda fase do curso de mestrado e doutorado "Redigir a Dissertação ou Tese" os alunos de mestrado tendem a procrastinar mais do que os alunos de doutorado. A AFE resultou em 3 grupos distintos para os alunos de mestrado e 4 grupos para os alunos de doutorado, as quais foram classificados de acordo com as suas características comuns: "Autopromoção"; "Egocentrismo"; "Presunção" e "Autoconfiança". A correlação de Spearman foi utilizada para verificar a relação entre a intensidade do narcisismo nas redes sociais e os motivos para procrastinar comportamentos acadêmicos de alunos brasileiros de pós-graduação stricto sensu da área de negócios. Os resultados surpreendem ao mostrar que, para esta amostra, não há relação significativa entre narcisismo nas redes sociais e procrastinação acadêmica em alunos de mestrado e doutorado na área de negócios, uma vez que todas as correlações foram negativas. Esses achados representam um avanço para as pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, pelo fato de não terem sido encontrados trabalhos publicados em periódicos científicos que relacionassem as variáveis de procrastinação acadêmica e narcisismo nas redes sociais em cursos de graduação ou pós-graduação na área de negócios ou na qualquer outra área. Assim, o estudo contribui para o preenchimento de uma lacuna empírica e teórica no campo dos estudos comportamentais. Acredita-se que uma das principais contribuições deste estudo seja a criação de um questionário para captar Percepções sobre a Intensidade do Narcisismo Virtual inspirado no modelo de Raskin e Terry (1988). Por outro lado, o número de respondentes que aderiram à pesquisa foi significativo, o que mostra o interesse das pessoas pelo tema abordado. O estudo também é importante porque aborda dois temas de extrema relevância no meio acadêmico, quando se refere aos estudos comportamentais: narcisismo e procrastinação. Palavras-chave: Narcisismo Virtual. Procrastinação Acadêmica. Pós-graduação. Área de negócios. Abstract: This research aimed to verify the relationship between the intensity of narcissism evidenced in social networks and the reasons for academic procrastination behaviors of Brazilian graduate students stricto sensu from the business area. For which the Perceptions Questionnaire on the Intensity of Virtual Narcissism and the Scale of Reasons for Academic Procrastination adapted to the objectives of this study were used. Methodological procedures to ensure internal and external validation of the instruments of this research were used with the utmost rigor. The research was registered in the Ethics and Research Committee in the Brazil Platform with the number CAAE: 36015120.8.0000.010. The sample consisted of 605 master's and doctoral students who are pursuing a stricto sensu postgraduate degree in the business area at different Brazilian universities. The data were analyzed through Exploratory Factor Analysis (EFA) and Spearman's Correlation. Among the results found, it can be seen that there is a difference in that teacher students present higher rates of virtual narcissism, in relation to the same elements measured as doctoral students. In this understanding, the second instrument, which is the Scale of Academic Procrastination Reasons, showed that doctoral students tend to procrastinate more in the activities that are typical of the first phase of "Studying disciplines to obtain credits" in relation to the teaching students who are in the same phase and who answered the same activities on the scale. On the contrary, in the second phase of "Writing the dissertation or thesis" it is the master's students who tend to procrastinate more than doctoral students. The AFE resulted in 3 different groups for the master's students and 4 groups for the PhD students, which were classified according to their common characteristics, such as: "Self-promotion"; "Egocentrism"; "Pretension" and "Self-confidence". The Spearman correlation was used to see the relationship between the intensity of narcissism in social networks and the reasons for procrastinating academic behaviors of Brazilian graduate students stricto sensu from the business area. The results are surprising by showing that, for this sample, there is no significant relationship between narcissism in social networks and academic procrastination in Master's and Doctorate students in the business area, since all the correlations were negative or nonexistent. This finding shows an advance for research carried out in Brazil and abroad, due to the fact that no works published in scientific journals were found that linked the variables of academic procrastination and narcissism in social networks in graduate or undergraduate courses in the business area or in any other area. Thus, the study aims to help fill an empirical and theoretical void in the field of behavioral studies. It is believed that one of the main contributions of this study is the creation of a questionnaire to capture Perceptions on the Intensity of Virtual Narcissism that was inspired by the model of Raskin and Terry (1988). On the other hand, the number of respondents who joined the research was significant, which shows people's interest in the topic addressed. Thus, the study is important because it addresses two topics of extreme relevance in the academic field, when referring to behavioral studies: narcissism and procrastination. Keywords: Virtual Narcissism. Academic Procrastination. Postgraduate. Business area
Collections
- Dissertações [185]