Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPacheco-Fernandes, Fernandapt_BR
dc.contributor.otherAlle, Lupe Furtadopt_BR
dc.contributor.otherHass, Iris, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Genéticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-18T22:20:22Z
dc.date.available2021-05-18T22:20:22Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70772
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Lupe Furtado Allept_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa Dra Iris Hasspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Genética. Defesa : Curitiba, 31/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 110-116pt_BR
dc.description.abstractResumo: O conhecimento desenvolvido no meio acadêmico não tem sido levado às escolas com a velocidade com que vem sendo produzido. Além disso, na área de genética muitas vezes os novos saberes chegam aos estudantes de forma abstrata e superficial. Não fazendo sentido em sua vivência e não fornecendo ferramentas para interpretações de questões éticas relacionadas que diariamente aparecem na mídia e geram curiosidade nos estudantes. Com o objetivo de facilitar o ensino-aprendizagem em genética, foram analisadas e elaboradas ferramentas didáticas para cada conteúdo dessa área que é trabalhada no ensino médio. Esses foram subdivididos em 12 conteúdos, sendo 3 para o 1º ano do ensino médio que geralmente são trabalhados na unidade de biologia celular e os demais para o 3º ano do ensino médio trabalhados na unidade de genética. Para esses conteúdos, das atividades analisadas foram selecionadas cinco e outras sete foram elaboradas. Essas atividades tiveram sua viabilidade testada, considerando o grande número de alunos nas salas de aula, o baixo custo e o tempo de aula de 50 minutos para que pudessem ser aplicadas em qualquer sala de aula brasileira. Posteriormente, foi elaborada a oficina 'Desenrolando a Genética', realizada em 8 encontros, um por semana que tiveram duração de maio a junho de 2017, para a formação continuada de professores da educação básica tanto da rede pública quanto da privada. Para essa oficina foram elaborados 10 planos de aula com as 12 atividades propostas, com o objetivo de trabalhar cada conteúdo de genética para auxiliar seu uso pelos professores em sua prática diária. Por meio de avaliação diagnóstica realizada com os professores participantes no primeiro e no último encontro, além de questionamentos sobre as limitações encontradas para ensinar genética, foi possível verificar que esse tema é difícil tanto para os professores quanto para os estudantes, que confundem ou desconhecem conceitos fundamentais quando se trata dessa área da ciência. Sendo assim, para minimizar a distância entre o conhecimento gerado no meio acadêmico e o que é aprendido-ensinado nas escolas, é necessário mais pesquisadores participando desse processo. Seja fomentando formação inicial e continuada para professores, bem como também desenvolvendo processos metodológicos inovadores ou escrevendo materiais didáticos atualizados. Palavras-chave: ensino, genética, ferramentas didáticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Knowledge developed in academia has not been brought to schools with the speed corresponding to its production. Moreover, in the area of genetics, new knowledge often reaches students in an abstract and superficial way. Making no sense in their experience and not providing tools for interpreting related ethical issues that daily appear in the media and generate curiosity in students. In order to facilitate teaching and learning in genetics, didactic tools were analyzed and elaborated for each high school content of this area. These were subdivided into 12 contents, 3 for the 1st year of high school that are usually presented in the cell biology unit and the others for the 3rd year of high school presented in the genetics unit. For these contents, from the analyzed activities were selected five and seven were elaborated. These activities were tested for feasibility, considering the large number of students in the classrooms, the low cost and the 50-minute class time so that they could be applied to any Brazilian high school classroom. Subsequently, the workshop "Unrolling Genetics" was held for basic education teachers from both public and private schools, consisting in 8 meetings, one per week, (from May to June 2017). For this workshop 10 lesson plans were prepared with the 12 proposed activities, with the purpose of working on each genetics content to assist its use by teachers in their daily practice. Through a diagnostic evaluation carried out with the teachers participating in the first and last meetings, as well as questions about the limitations found to teach genetics, it was possible to verify that this theme is difficult for both teachers and students, who confuse or ignore concepts. fundamental when it comes to this area of science. Thus, to minimize the distance between knowledge generated in the academic environment and what is learned and taught in schools, more researchers are required to participate in this process. Whether promoting initial and continuing teacher training, as well as developing innovative methodological processes or writing up-to-date teaching materials. Keywords: teaching, genetics, didactic tools.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (156 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.titleAnálise e elaboração de ferramentas didáticas para o ensino de genética no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples